Cotidiano de uma senhora aposentada e otimista.
Gosta de notícias, entretenimento e fofocas!
Aqui neste espaço você ficará por dentro de tudo que acontece no mundo!
Vire fofoca!!!
Leia a veinha online :) a veinha mais interneteira do pedaço!
2 xícaras de chá de arroz cru 1 xícara de chá de carne moída 1 xícara de chá de tomate sem pele e sem sementes Sal e pimenta síria a gosto
Você pode adicionar também: cebola, pimentão, azeitonas… faça conforme a sua criatividade mandar :)
Para o Molho
4 colheres de sopa de azeite 8 tomates sem pele e picados 100 ml de água 12 folhas de hortelã fresca e picadas Sal e pimenta do reino a gosto 1 dente de alho picado 1/2 cebola picada
Quem quiser usar molho de tomate pronto, fique a vontade.
Modo de Preparo
Quem quiser, pode retirar o talo do meio da folha da couve e preparar charutos pequenos.
Eu não retirei e acabou ficando charutos bem grandinhos, porém, não me importo com isso, sobrou charutos até para o jantar :)
Passe rapidamente as folhas de couve em água fervente.
Transfira-as para uma vasilha com água fria e gelo por cerca de 2 minutos, até esfriarem bem.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
Vamos preparar o molho?
Em uma panela coloque a cebola e o alho para dourar no azeite. Adicione os tomates, água, sal e a pimenta do reino, misture bem.
Cozinhe por 5 minutos, sempre mexendo até ficar com a consistência de molho de tomate.
Desligue o fogo e adicione o hortelã picado.
Agora, partimos para a montagem: sobre as folhas de couve distribua o recheio, enrole bem apertado, dobre as pontas para dentro.
Disponha os charutos no fundo de uma panela com um pouco de molho, deixando as pontas voltadas para baixo.
Espalhe o restante do molho, adicione mais um pouco de água até cobrir todos os charutos.
Deixe cozinhando, em fogo médio, por uns 25 a 30 minutos.
Fique sempre de olho, para não deixar queimar e que tenha sempre molho na panela.
Dica: quem quiser, coloque um prato de louça voltado para baixo sobre os charutos, para que eles não se abram na hora do cozimento, apesar de não achar necessário.
INGREDIENTES
3 maçãs picadas e descascadas
2 xícaras açúcar
3 xícaras farinha de trigo
uvas passas (opcional)
3 ovos médios
2 colheres de sopa de canela em pó
1 xícara de óleo
2 xícaras de leite
MODO DE PREPARO
Junte as maçãs picadas, os ovos, o açúcar e o óleo.
Acrescente farinha, aos poucos.
Adicione a canela
Acrescente leite se a massa ficar seca
Coloque em forno médio pre-aquecido por
aproximadamente 1 hora.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e polvilhada com margarina e farinha de trigo, coloque a massa batida no liquidificador.
Ponha no forno em temperatura alta por cerca de 40 minutos. Esse bolo deve ficar corado e um pouco mole. Espere esfriar e sirva.
Essa receita de bolo de fubá foi retirada do site Tudo Gostoso, sendo que é possível encontrar diferentes receitas de bolos, algumas mais fáceis e outras mais difíceis.
Portanto se quer preparar um bolo super delicioso e não sabe qual fazer, veja a receita acima, com certeza se ela for seguida corretamente o resultado será um bolo saboroso e macio, perfeito para um café da manhã ou lanche da tarde, com certeza todos irão adorar.
Viu só como é fácil de preparar o bolo? Veja mais receitas na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Bom lanche.
1 xícara e meia (chá) de fubá
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
4 xícaras de leite
4 ovos
Modo de Preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e polvilhada com margarina e farinha de trigo, coloque a massa batida no liquidificador.
Ponha no forno em temperatura alta por cerca de 40 minutos. Esse bolo deve ficar corado e um pouco mole. Espere esfriar e sirva.
Essa receita de bolo de fubá foi retirada do site Tudo Gostoso, sendo que é possível encontrar diferentes receitas de bolos, algumas mais fáceis e outras mais difíceis.
Portanto se quer preparar um bolo super delicioso e não sabe qual fazer, veja a receita acima, com certeza se ela for seguida corretamente o resultado será um bolo saboroso e macio, perfeito para um café da manhã ou lanche da tarde, com certeza todos irão adorar.
Viu só como é fácil de preparar o bolo? Veja mais receitas na nossa pagina inicial do Passo a Passo. Bom lanche.
O brócolis é rico em fenóis, flavonoides, selênio e vitamina C, que, como afirma Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, lhe confere as propriedades de aumentar a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes e inibindo as nitrosaminas (substâncias carcinogênicas). "Ainda combate os radicais livres,protege contra doenças cardíacas e circulatórias, melhora a imunidade celular, além de ter propriedade antioxidante. É também rico em fibras, favorecendo a regulação da função intestinal", completa.
Ajuda no emagrecimento
Tem ação desintoxicante
Ajuda no combate ao câncer
Ajuda a controlar o colesterol e as doenças cardíacas
Fortalece o sistema imunológico
Combate radicais livres
Ajuda a regular o intestino.
Informação Nutricional do Brócolis (porção de 100 gramas)
Nutriente
Quantidade
Calorias
25kcal
Carboidrato
4,4g
Proteína
2,1g
Lipídeos
0,5g
Colesterol
NA
Fibra alimentar
3,4g
Cálcio
51mg
Magnésio
15mg
Sódio
2mg
Manganês
0,12mg
Fósforo
33mg
Ferro
0,5mg
Potássio
119mg
Cobre
0,08mg
Zinco
0,2mg
Vitamina C
42,0mg
Referência: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Brócolis ajuda no emagrecimento
O brócolis é um alimento com uma quantia baixa de calorias (25 kcal a cada 100g), além de ser rico em fibras, o que confere maior saciedade - então, sim, ele pode ser um aliado na perda de peso. "Além disso, por conter polifenóis, sugere-se teoricamente uma ajuda no combate à obesidade. Esses efeitos ocorreriam por meio da modificação do ciclo de vida do adipócito (célula gordurosa), com a supressão do crescimento do tecido adiposo pela modulação do metabolismo desse tipo de célula de gordura. Entre os mecanismos envolvidos nesse processo, temos a indução da lipólise (quebra da célula gordurosa), a diminuição do acúmulo de lipídios e a indução da apoptose (morte) dos adipócitos", explica Marisa.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Receitas
Receita de panqueca salgada de brócolis: saudável e muito nutritiva
Se pensarmos na função antioxidante, "o brócolis possui a propriedade de reduzir os radicais livres, induzindo enzimas que atuam na desintoxicação de agentes carcinogênicos", diz Marisa. Além disso, Cyntia acrescenta outro fator que conta a favor dessa ação: "Esse vegetal possui em sua composição um antioxidante conhecido por sulforafano, que estimula a produção de enzimas que são desintoxicantes naturais", afirma.
Aliado no combate ao câncer
Por ter propriedades antioxidantes e substâncias inibidoras de nitrosaminas (cancerígenas), Marisa afirma que o brócolis pode ajudar a evitar o desenvolvimento do câncer. "Destacam-se como potenciais efeitos dos compostos fenólicos, em termos de promoção de saúde humana, as propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana, antialérgica e antitumoral. No entanto, sua atividade antioxidante é tida como a mais importante", completa.
Cyntia destaca ainda que "existem estudos que apontam que a substância conhecida como glicosinolato, presente no Brócolis, tem ação anticarcinogênica, atuando de forma modesta, porém positiva, contra o câncer de pulmão, próstata, bexiga e cólon, por exemplo".
Além disso, o sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores, como por exemplo a pesquisa conduzida pelo Instituto Linus Pauling na Oregon State University (EUA) e publicada na revista Molecular Nutrition & Food Research. Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor. Os pesquisadores usaram como base homens que apresentavam câncer de próstata e constataram que, após o consumo do vegetal, esses participantes tinham uma inibição da enzima HDAC - efeito que é conseguido com medicamentos para tratar o câncer. Porém, vale lembrar que a alimentação não substitui o acompanhamento médico e o tratamento indicado por um especialista.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Combate ao colesterol e doenças cardíacas
De acordo com Cyntia, por ser rico em fibras, que, por sua vez, reduzem a absorção do colesterol e aumentam a sua excreção, o brócolis pode ser sim um aliado contra esse problema. Marisa explica que "o brócolis, assim como os demais vegetais da família das brássicas, pode atuar na modulação de várias vias celulares que são cruciais nas doenças cardíacas, pois elas impedem a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL, conhecido como colesterol "ruim") e induzem as enzimas envolvidas na desintoxicação de agentes carcinogênicos, como a glutationa-S-transferase".
Brócolis e desconforto intestinal
Se, por um lado, suas fibras ajudam a regular o trato intestinal, por outro, esse alimento pode trazer muito incômodos para pessoas com facilidade para ter flatulência. "O brócolis é um alimento que pode aumentar a produção de gases e a sensação de inchaço abdominal, então, nesses casos ele precisa ser consumido com mais moderação. Porém, se o problema for constipação, ele pode auxiliar na regulação intestinal, por causa da quantidade de fibras presentes no alimento", detalha Cyntia.
Contudo, uma pesquisa da Universidade de Liverpool (Reino Unido) descobriu que as fibras solúveis dos brócolis podem se fixar nas paredes intestinais, ajudando a evitar o progresso da Doença de Crohn - caracterizada por inflamações locais que causam diarreia, vômito e perda de peso.
Brócolis ajuda a tratar anemia?
O brócolis, como afirma a nutricionista Juliana Dantas, assistente de projetos do Hospital do Coração, possui grandes quantidades de ferro em sua composição, porém com baixa biodisponibilidade, isto é, nem tudo é absorvido. "Desta forma, uma alimentação com mais alimentos fonte de ferro, além do brócolis, pode ser aliada no tratamento da anemia", conclui.
Fortalece o sistema imunológico
Por fornecer nutrientes importantes para o sistema imunológico, como, por exemplo, a vitamina C, que estimula a atividade dos leucócitos; a vitamina A, que além de aumentar a diferenciação entre as células de defesa, melhora a integridade da epiderme e das mucosas; o ácido fólico, que auxilia na manutenção de uma produção adequada de linfócitos e imunoglobulinas; e o ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, o brócolis pode sim fortalecer o sistema imune, de acordo com Cyntia.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Reduz o risco de complicações do diabetes
Especialistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontam mais um benefício do sulforafano: produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar. Segundo o estudo, o composto reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio, que são produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar. A descoberta interessa, especialmente, os pacientes com diabetes, vítimas de danos aos vasos sanguíneos.
Os autores do estudo, divulgado na publicação científica da American Diabetes Association, afirmam que pessoas com a doença têm um risco até cinco vezes maior de apresentar ataques cardíacos e infartos, que podem ser provocados pela má circulação do sangue.
Protege o pulmão
O sulforafano, mais uma vez, foi objeto de estudo e demonstrou ser eficaz para eliminar bactérias que afetam os pulmões. Normalmente, nosso organismo é capaz de limpar pequenas partículas de pó, resíduos e bactérias estranhas que entram através do ar - entretanto, pessoas que fumam ou possuem doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não conseguem exercer essa tarefa muito bem, porque a capacidade pulmonar está prejudicada.
Um estudo publicado na revista americana Science Translational fez uma análise das células do sistema imunológico de mais de 300 pacientes com DPOC. Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) constataram que o brócolis é capaz de melhorar a condição dessas pessoas ao ajudar os pulmões na eliminação de substâncias nocivas.
Protege a saúde do cérebro
O ácido fólico do brócolis pode ser um ótimo protetor do cérebro. Especialistas do US National Institute on Aging analisaram 579 pessoas com mais de 60 anos de idade. Eles observaram que os adultos habituados a consumir, pelo menos, 400 microgramas de ácido fólico por dia tinham um risco 55% menor de desenvolver Alzheimer, doença característica da velhice e que prejudica a memória.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Cientistas da Dundee University (Reino Unido) também estão investigando as propriedades do sulforafano do brócolis contra doenças degenerativas. Eles acreditam que essa substância pode ajudar o cérebro a se manter ativo e em ótimo funcionamento com o avanço da idade, podendo retardar e até mesmo parar a progressão do Alzheimer.
Prevenção e combate à artrite
Artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, causada pela quebra da cartilagem que as protegem. Especialistas da Universidade de East Angliaum, na Inglaterra, incentivam o consumo de brócolis para ajudar a prevenir e tratar esse problema, uma vez que o sulforafano pode diminuir essa destruição da cartilagem. Eles ainda pretendem realizar mais pesquisas para confirmar se essa substância pode penetrar nas articulações e reverter o desenvolvimento da doença.
Embora o sulforafano também seja encontrado em outros vegetais, como couve-flor e repolho, está em maior concentração nos brócolis. "A quantidade encontrada nesse vegetal varia de 214mcg/g a 499mcg/g", afirma a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo.
Como preparar o brócolis para ter mais benefícios?
Os efeitos terapêuticos do consumo de vegetais brássicos, como o brócolis, devem-se, em parte, à atividade dos subprodutos da sua composição, chamados glicosinolatos. "Esses compostos podem ser encontrados nas células vegetais, mas se encontram na forma inativa. Os subprodutos na forma ativa são produzidos quando a célula vegetal é 'danificada' pela mastigação ou corte", explica Marisa.
"O método de cocção empregado também influi na quantidade dos glicosinolatos presentes nos vegetais brássicos. Pode haver redução de 30 a 50% nas quantidades iniciais, conforme o método e o tempo empregados. A principal recomendação é de que, sempre que possível, esses alimentos sejam consumidos crus. No caso do brócolis, ele deve preferencialmente ser cozido no vapor, sendo deixado em um ponto de cocção mais 'ao dente' e que, se possível, sejam misturadas certas quantidades do vegetal cru e cozido", ela completa.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Inclusive, um grupo de pesquisadores chineses investigou mais a fundo qual seria a melhor forma de preparar o brócolis. De cara, descartaram o jeito mais comum: cozinhar na água ou vapor. O estudo aponta que o calor aplicado nesses métodos reduz a presença de glucosinolato e mirosinase.
O ideal, de fato, seria comer as flores cruas mesmo. Porém, dar uma mordida na cabeça do brócolis cru não abre o apetite de muita gente. Sendo assim, os chineses começaram a testar alternativas. A pesquisa conclui que um fator bem importante é cortar o brócolis e esperar um tempo antes de prepará-lo. A análise observou substâncias presentes no vegetal em três situações: cru; salteado durante quatro minutos logo depois de cortado; e salteado pelo mesmo tempo, mas após descansar 90 minutos. O resultado foi surpreendente: o vegetal que foi preparado imediatamente teve 2,8 vezes menos sulforafano (um antioxidante que reduz a produção de glicose pelo fígado) do que o deixado ?em repouso? por mais tempo.
Referências
Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde
Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de SP
Juliana Dantas, Nutricionista Assistente de Projetos do Hospital do Coração
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Dietary anti-cancer compound may work by influence on cellular genetics
Banana plantain and broccoli fibres could treat Crohn's disease
Broccoli could reverse the heart damaging effects of diabetes
To rid body of harmful pollutants, drink your broccoli, study suggests
New Study Says Broccoli Helps Prevent Alzheimer's
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Butiá é uma palmeira brasileira. Bem, é um gênero de palmeiras (Arecaceae) nativas da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) que ocorre nos pampas, na mata atlântica e no cerrado. Seus frutos, os butiás são alimentícios, suas folhas são são usadas para tecer cestos e o óleo da semente é usado na cosmética.
São de 9 espécies as palmeiras conhecidas como butiá: Butia archeri, Butia campicola, Butia capitata, Butia eriospatha, Butia microspadix, Butia paraguayensis, Butia purpurascens, Butia stolonifera, Butia yatay.
Os butiazais são uma formação vegetal bastante importante na manutenção dos ecossistemas aos quais pertencem já que seus frutos servem de alimento a diversas aves, mamíferos e répteis que, por seu lado, ao defecarem as sementes do butiá, contribuem com a sua disseminação.
“A Rota dos Butiazais envolve o comprometimento das comunidades com a restauração e a manutenção da vegetação nativa, além de gerar oportunidades de emprego e renda”.
Do coquinho do butiá se faz geleia, licor, cachaça, vinagre e doces diversos. Das sementes, que podem ser comidas in natura ou assadas, também se extrai o óleo de butiá. Do estipe da palmeira, caule, se fabrica papel. O artesanato com palha e semente de butiá é uma fonte de renda para as comunidades onde há butiazeiros.
Segundo uma tabela nutricional do IBGE (2011), para cada 100 gramas de butiá comestível existem:
Calorias: 105,00 kal
Proteínas:1,90 g
Lipídios: 2,00 g
Glicídios: 22,80 g
Carboidratos: 22,80 g
Fibra: 7,40 g
Cálcio: 20 mg
Fósforo: 36 mg
Ferro: 2,20 mg
Vitamina A ( Retinol ): 30 mcg
Vitamina B1 (Tiamina ): 0,04 mg
Vitamina B2 ( Riboflavina ): 0,04 mg
Vitamina B3 (Niacina ): 0,50 mg
Vitamina C ( Ácido Ascórbico ): 33,00 mg
Mas, existem diferenças significativas nas propriedades nutritivas dos coquinhos, em função das espécies. O butiá Yatay foi estudado pela nutricionista Jéssica Fernanda Hoffmann que definiu, para a sua polpa, os valores na tabela abaixo:
* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.500 calorias
As propriedades nutricionais têm a ver com as características medicinais dos coquinhos butiá ou com suas propriedades funcionais, segundo um estudo sobre o butiá Yatay feito por Márcia Vizzoto, da Embrapa Clima Temperado de Pelotas.
Por outro lado, o butiá é considerado uma importante fonte de fibras e vitamina C e, como alimento “laranja”, é um fortalecedor do sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células, contra a cegueira, doenças cardíacas e câncer, segundo a nutricionista Juliane Freitag.
Hoje, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa.
Recordamos algumas coisas essenciais que todo católico precisa saber para poder viver intensamente este tempo.
1. O que é a Quarta-feira de Cinzas?
É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante aSemana Santa.
A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
2. Como nasceu a tradição de impor as cinzas?
A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.
3. Por que se impõe as cinzas?
A cinza é um símbolo. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, mais precisamente no artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia:
“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”.
4. O que as cinzas simbolizam e o que recordam?
A palavra cinza, que provém do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).
5. Onde podemos conseguir as cinzas?
Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.
6. Como se impõe as cinzas?
Este ato acontece durante a Missa, depois da homilia, e está permitido que os leigos ajudem o sacerdote. As cinzas são impostas na fronte, em forma de cruz, enquanto o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
7. O que devem fazer quando não há sacerdote?
Quando não há sacerdote, a imposição das cinzas pode ser realizada sem Missa, de forma extraordinária. Entretanto, é recomendável que antes do ato participem da liturgia da palavra.
É importante recordar que a bênção das cinzas, como todo sacramental, somente pode ser feita por um sacerdote ou um diácono.
8. Quem pode receber as cinzas?
Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.
9. A imposição das cinzas é obrigatória?
A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito e, portanto, não é obrigatória. Não obstante, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é recomendável.
10. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte?
Quanto tempo a pessoa quiser. Não existe um tempo determinado.
11. O jejum e a abstinência são necessários?
O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.
A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória. As sextas-feiras do ano também são dias de abstinência. O gesto, dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, pode ser substituído por outro tipo de mortificação ou oferecimento como a oração do terço.