segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O vinho e a digestão

O vinho e a digestão

O vinho é um excelente acompanhante para as refeições. Isso a gente já sabe. Mas, o mais interessante, é que, além de ser bom para o paladar, o vinho é também bom para o processo da digestão!
Um estudo realizado há alguns anos, por pesquisadores portugueses do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, descobriu que os polifenóis do vinho tinto desencadeiam a liberação de óxido nítrico, uma substância química que relaxa a parede do estômago, ajudando a otimizar a digestão.
O óxido nítrico, em doses adequadas, dilata as artérias, ajudando o fluxo sanguíneo. Com as paredes do estômago relaxadas, facilitamos a passagem dos nutrientes para a corrente sanguínea.
Outros estudos explicam como o vinho ajuda o estômago a converter substâncias potencialmente nocivas à saúde, antes que essas moléculas circulem pela corrente sanguínea. Por exemplo, o vinho neutraliza gorduras oxidadas chamadas MDA, que são liberadas na digestão de carnes vermelhas. Uma taça de vinho é capaz de evitar o aumento de MDA no organismo, mesmo diante de refeições com elevado índice desta gordura.
Além disso, o vinho, assim como o iogurte, é naturalmente probiótico. Sendo assim, melhora a saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias benéficas ao organismo. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprovou melhoras na composição bacteriana do intestino, mediante o consumo moderado de vinho, além de outros benefícios, como a diminuição da pressão arterial, e a redução dos níveis de uma proteína associada aos processos inflamatórios.
Quando se trata dos efeitos benéficos do vinho tinto para a nossa saúde, o seu potencial para proteger contra doenças do coração tende a obter toda a atenção. Mas, basta pesquisar um pouco para descobrir que o vinho tem muitas outras facetas, e faz bem para muitos outros processos do nosso organismo. Desde que, é claro, consumido com moderação.
E, de qualquer maneira, vale ressaltar: o consumo moderado de vinho traz inúmeros benefícios à saúde, mas não é indicado para todas as pessoas. Na dúvida, consulte um médico.
Por fim, se quiser ler mais sobre os benefícios do vinho à saúde, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário