terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carnaval no Brasil




O carnaval no Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante
quatro dias(que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta-feira de cinzas
tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior,
cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. Na quarta-feira
de cinzas começa a Quaresma.
Em finais do século XVIII, o entrudo era praticado por todo o país, consistindo
em brincadeiras e folguedos que variam conforme os locais e os grupos sociais
envolvidos. As primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira
foram através da importação dos bailes e dos passeios e dos passeios mascarados
parisienses, colocando o ENtrudo Popular sob forte controle policial.
A partir de 1830, uma série de proíbições se sucedem na tentativa de acabar com
a festagrosseira, mas foi em vão.
Em fins do século XIX, grupos carnavalescos ocupam ocupam as ruas do Rio de
Janeiro, que serviu de modelo para as diferentes folias. Esses grupos eram chamados
indiscriminadamente de cordões, blocos. Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a
primeira música, especificamente para o Carnaval. "Ô Abre Alas!"
A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas
ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Pierrô, Arlequim e Colombina, são as
fantasias mais tradicionais.
Atualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas
de sambafazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor
escola do ano. O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela
do Samba, Marqu~es de Sapucaí e o primeiro a ser construído no Brasil.
Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis, Manaus e em Vitória.
Recentemente o desfile das escolas de samba de São Paulo cresceu bastante,
depois que a Rede Globo passou a transmitir.




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Carnaval no Brasil e origem do nome



No Brasil, o carnaval chegou no período da colonização como herança da entrada
dos portugueses. Anos mais tarde, no início do século XX, a festa foi incrementando
com elementos africanos que contribuíram na originalidade.

Origem do nome
As raízes do termo que dá nome à festa de carnaval também tem sido
objeto de discussão. Para uns, a palavra carnaval vem da expressão latina
"Carrum novalis"(carro naval) uma espécie de carro alegórico em forma de
barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações. Para outros
a palavra seria derivada da expressão do latim"Carnem levare", modificando
depois para "carne vale"(adeus carne) que designava a quarta-feira de cinzas
e anunciava a a supressão da carne devido à Quaresma.



Origem do Carnaval



Não se conhece ao certo a origem do carnaval, assim como a origem do nome.

Historicamente, trata-se de uma festa popular coletiva, transmitida oralmente

através dos séculos como herança das festas pagãs, realizadas entre 17 de dezembro

(saturnais em honra a deus Saturno, na mitologia grega) e 15 de fevereiro(hupercais em

honra a Deus Pã, na Roma Antiga). Cada corrente de estudiosos adota uma provável

origem. Há os que afirmam que a comemoração do carnaval tem suas raízes em

alguma festa primitiva, de caráter orgíaco, realizada em honra do ressurgimento da

primavera. Há 10 mil anos AC, homens e mulheres pintavam seus rostos e corpos,

entregando-se à dança, à festa e à embriaguez . Outros autores acreditam que o carnaval

teve início nas alegres festas do Egito que festejavam o culto à Isis(2 mil antes de AC).

O catolicismo não adotou o carnaval, mas deu à festa popular um novo sentido, já que

o carnaval(festa popular) foi foi anexada ao calendário religioso antecedendo a Quaresma.

É uma festa de características pagãs que termina em penitência, na dor de quarta-feira

de cinzas. O baile de máscaras adquiriu força nos séculos XV e XVI por influência do

Commedia `Dell Arte. Era sucesso na corte de Carlos VI. Também eram confeccionadas

para as festas religiosas como a Epifania(Dia dos Reis).

domingo, 31 de janeiro de 2010

Cientistas descobrem mecanismo do vício da cocaina

Cientistas descobrem mecanismo do vício em cocaína

Qui, 07 Jan, 06h38

WASHINGTON (AFP) - Pesquisadores americanos identificaram um mecanismo genético que ajuda a explicar o vício em cocaína, e abre um potencial caminho para novos tratamentos, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

A pesquisa revela como a cocaina


atua em um processo, chamado epigenético, segundo o qual a expressão de um gene é modificada nos circuitos cerebrais do prazer, que são os primeiros a serem afetados pelo consumo contínuo de qualquer droga.

Os pesquisadores do National Institute on Drug Abuse (NIDA) administraram a um grupo de camundongos doses repetidas de cocaína, enquanto mantinham outro grupo destes animais recebendo injeções de uma solução salina. No fim do estudo, as cobaias do segundo grupo receberam uma única dose de cocaína.

Assim, os cientistas puderam determinar os efeitos no cérebro do consumo regular de cocaína e compará-lo ao impacto de uma só dose da droga.

O estudo confirmou que um dos mecanismos pelos quais a cocaína altera os centros de prazer no cérebro consiste em neutralizar uma enzima que tem papel crucial no controle da expressão de um gene.

Como já se havia observado, os ratos submetidos a um consumo regular de cocaína mostraram alterações importantes da expressão do gene, além de terem se habituado fortemente ao consumo da droga.

Neste estudo, porém, os pesquisadores mostraram pela primeira vez que é possível bloquear a alteração da expressão do gene, provocada por doses regulares de cocaína, impedindo assim o vício na droga.

"Esta descoberta fundamental avança nossa compreensão do mecanismo do vício em cocaína", destacou Nora Volkow, diretora do NIDA, que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Para Volkow, o estudo "oferece um novo alvo potencial para o desenvolvimento de um tratamento para combater o vício".

/br.noticias.yahoo.com/s/afp/100107/saude/eua_medicina_sa__de_droga

domingo, 24 de janeiro de 2010

Fotos da casa de praia.









O ano de 2010 não está sendo bom para nós; Além de chuvas, estou de molho, pois sofri um corte grandinho, 8 pontos e está infeccionado. A casa está passando por uns aumentos e reforma na cozinha. É muito gostoso ter mais espaço, muito melhor mesmo, é quando estiver tudo pronto e desfrutar do ambiente agradável.
Olhem as fotos:

Fotos tiradas na Serra Gaúcha-cont.








Foram muitas fotos tiradas, mas muitas foram danificadas. Marinheiro de
primeira viagem é fogo; não faltou vontade de acertar. Diz o ditado é
" dando cabeçada que se aprende".
Vamos às fotos:

sábado, 23 de janeiro de 2010

Arte circense

e Circense

lona

Pode-se dizer que a arte circense é uma manifestação cultural que pode ser desfrutada por todos. Isso porque, ela pode ser vista em apresentações feitas por artístas amadores, que encenam seus espetáculos em praça pública em busca de um trocado ou apenas um sorriso. Como também pode ser contemplada em grandes apresentações, de âmbito internacional com artístas profissionais e altos investimentos de produção.

Seja nos becos ou em uma confortável cadeira de teatro, é fato que o circo está ao alcance de todos. Mas você sabe onde e quando ele começou? O Yahoo! Respostas sauda o seu respeitável público e convida a todos para viajar pela história do circo. Que comece o espetáculo!

Conhecida como uma das manifestações artísticas mais antigas, a arte circense teve inicio com povos itinerantes, de diferentes localidades e culturas. Estima-se que seus primeiros registros tenham sido encontrados na China, no ano 4000 a.C, com pinturas de acrobatas contorcionistas e equilibristas. Naquela época, exercícios de acrobacia eram utilizados pelos guerreiros, pois faziam com que adquirissem força, agilidade resistência

Assim como na China, pinturas que representam as primeiras manifestações da arte também foram encontradas nas pirâmides do Egito. Além dessas duas regiões, a Índia também contribuiu para o circo, com cerimônias sagradas onde eram mostrados números de contorção e saltos.


palhaço

Pode-se dizer que na biografia da arte circense, a Europa merece um capítulo à parte. Isso porque foi nesse continente que a popularidade dos espetáculos deu um salto no trampolim da história. Na Grécia, demonstrações de força e resistência, serviam de matéria prima para as apresentações, onde os atletas se situavam no centro de uma arena, enquanto o público assistia às demonstrações de movimentos incomuns. Na mesma época, surgiram os primeiros palhaços, conhecidos como sátiros, que já encantavam o povo com humor.

Os anfiteatros de Roma também eram os locais que abrigavam as apresentações de habilidades que poucos conseguiam executar. Porém com a decadência do Império Romano os artistas que viam na arte uma alternativa para ganhar alguns trocados passaram a fazer suas apresentações nas ruas, praças públicas, igrejas e feiras. Fazendo jus ao conceito de trupes itinerantes.

De maneira peculiar, a Inglaterra não apenas deixou sua marca na história, como também criou o conceito de circo como conhecemos. O precursor da mudança não fazia palhaçadas, tampouco arte e nem mesmo contagiava o público com humor. Diferente de tudo ligado as manifestações mambembes, Philip Astely era ex-sargento auxiliar de cavalaria e talentoso treinador de cavalos.

No entanto, Philip tinha esperteza e pensamento astuto. Ciente de que o público inglês se reunia em locais públicos para ver a apresentação de homens que conseguiam ficar em pé, em cima de dorsos de cavalos, ele se acometeu desse espetáculo e passou a exibi-lo em uma arena fechada. Fazendo com que as pessoas conseguissem se acomodar ao redor da performance e também pagando para assistir. Com o passar do tempo, as lonas do circo começaram a abrigar os espetáculos que eram apresentados na rua.

criancaNo Brasil, famílias e coletivos de ciganos migrados da Europa já demonstravam suas habilidades em praça pública domando animais selvagens, fazendo truques de ilusionismo e se apresentando com cavalos. Migrando sempre para onde o vento soprasse e encantando a plateia que assistisseAs teorias para explicar a origem da arte do circo são tantas quantas as palmas que arrancam do público depois de uma apresentação, de maneira que não se pode afirmar com exatidão a data e o local específico onde o espetáculo começou. No entanto, essa dúvida não deve ser vista como uma carência na história, e sim como prova de que ela é milenar e universal. Composta de diferentes culturas e características, a identidade circense mostra uma surpresa diferente cada vez que a lona é puxada.


Comentários (1)

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  1. that is very good.

    Comentário postado em January 20th, 2010 at 3:45 pm by wai phyo

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