quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Diarreia: saiba como os probióticos podem tratá-la rapidamente


Se não tratada, diarreia pode causar problemas como desnutrição e desidratação


Diarreia é um problema muito comum e, não há como negar, muito incômodo também. E, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre ela é inofensiva.
Crianças que apresentam episódios de diarreia estão sujeitas a complicações importantes como: atraso no crescimento, dificuldade de aprendizado e desnutrição (1). Além é claro, do impacto na rotina da família.
Os idosos também são mais suscetíveis à desidratação. Para os adultos, os transtornos têm ênfase nas atividades sociais, como trabalho, reuniões e outros compromissos.
Esse prejuízo todo ocorre porque o principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação e vontade constante de ir ao banheiro, diversas vezes ao dia. Além disso, febre, vômitos e dor ou distensão abdominal podem acompanhar o problema.

Probióticos

Os probióticos são grandes aliados nas crises de diarreia. Esses micro-organismos vivos contribuem significativamente para o reequilíbrio da flora intestinal quando administrados em quantidade adequada. Eles estabilizam o ambiente intestinal fazendo com que o organismo se recupere mais rapidamente.
Floratil® é um probiótico prático e eficaz contra a diarreia, indicado para adultos e crianças a partir de 1 mês de vida (2). Só ele começa a agir 4x mais rápido (3) e é o mais recomendado pelos médicos no mundo todo (4,5). Pode ser usado de diversas maneiras: sachê sabor tutti-frutti que pode ser ingerido diretamente na boca ou misturado em sucos, papinhas e com frutas; para pessoas com dificuldade de engolir, a versão cápsula de Floratil® pode ser aberta, adicionando o conteúdo a líquidos e até em mamadeiras - sem alteração de sabor e consistência do alimento (1).

Quando procurar o médico

Normalmente, os casos de diarreia duram poucos dias. Mas é importante saber a hora de procurar ajuda médica. Quando as crianças são afetadas, principalmente as menores de 6 meses de idade, o pediatra precisa ser consultado.
Se os vômitos forem persistentes e impossibilitarem a hidratação pela boca ou vierem acompanhados de sangue, rigidez da nuca, sonolência ou agitação, também é preciso ficar alerta e conversar com o médico. Assim como se a dor na barriga for persistente e intensa.
A desidratação também é muito relevante. Boca seca, sonolência, cansaço, sede, diminuição de urina (bebês sem molhar a fralda por 3 hora ou mais), pouca lágrima ao chorar, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre e tonturas ou vertigens são alguns dos sinais.
FLORATIL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA Floratil® (Saccharomyces boulardii-17 liofilizado) M.S 1.0089.0090. Floratil® está indicado como auxiliar na restauração da flora intestinal e também como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAMM 6305/2016.
1.Macfarland, LV. Antibiotic-associated diarrhea: epidemiology trends and treatment. Future Microbiol. 2008; 3(5), 563-578 4. Dubberke ER, Reske KA, Olsen MA, McDonald LC, Fraser VJ: Short- and long- term attributable costs of Clostridium difficile- associated disease in nonsurgical inpatients. Clin. Infect. Dis. 2008; 46(4), 497-504
2. Floratil. Responsável técnico: Alexandre Canellas de Souza. Rio de Janeiro: Merck S.A.; 2016. bula do remédio
3. Nicoli J.R. et al. Comparação de seis produtos probióticos contendo Saccharomyces boulardii. Revista Brasileira de Medicina 2005; 62 (4): 151-155
4. CUP MAT Ago/16
5. Guarino A, et. Al H. European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition/European Society for Pediatric Infectious Diseases evidence-based guidelines for the management of acute gastroenteritis in children in Europe: update 2014
SAMM 6305/2016 outubro 2016
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário