segunda-feira, 11 de setembro de 2017

BENEFÍCIOS DOS DAMASCOS PARA A NOSSA SAÚDE


Benefícios dos Damascos Para a Nossa Saúde

Uma fruta com efeito protetor dos antioxidantes e com poucas calorias. Sua temporada começa desde o início da primavera até o final do verão, por isso essas são as épocas ideais para desfrutar desta maravilhosa fruta. Vamos te mostrar as razões pelas quais você deveria incluir os damascos na sua dieta.

Calorias Do Damasco

Quantas calorias tem o damasco? Dois damascos de tamanho médio (aproximadamente 100 gramas) têm cerca de 40 calorias.
Para se ter uma ideia, um biscoito óreo de 20 gramas tem 100 calorias. Ou seja, teríamos que ingerir 250 gramas de damascos para consumir as mesmas calorias do que com um biscoito óreo. E não há dúvida de que, do ponto de vista nutricional, um damasco é infinitamente melhor do que um biscoito óreo.L

Características Nutricionais Dos Damascos

100 gramas de damascos contêm:
Carboidratos A maior parte das calorias dos damascos procede do seu teor de carboidratos. 100 gramas de damascos contêm aproximadamente 10 gramas de carboidratos, a maioria dos quais são açúcares.
FibraOs damascos são uma boa fonte de fibra, algo que é muito benéfico para a saúde intestinal e também ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Dois damascos de tamanho médio (100 gramas) fornecem aproximadamente 2 gramas de fibra, cerca de 8% da quantidade diária de fibra diária que precisamos.
Benefícios dos Damascos Para a Nossa Saúde
Proteínas e Gorduras Os damascos são frutas com baixo teor tanto de gorduras como de proteínas.
Vitaminas Excelente fonte de vitamina A e carotenos, que são aquelas que lhe dão a cor entre alaranjado e amarelado. Estes compostos têm propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. A vitamina A é muito importante para manter as mucosas e a pele saudáveis. Contêm vitamina C, embora não em grandes quantidades (7 mg/100 g). A vitamina C é outro antioxidante natural que ajuda o corpo a lidar com as infecções.
Minerais Os damascos são uma fonte de minerais, como potássio, ferro, zinco, cálcio e manganês. O potássio é um mineral importante para o bom funcionamento do coração, que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Boa Fonte de Taninos Os taninos são substâncias com uma importante função antioxidante, adstringente e anti-inflamatória. Muito recomendável para a mucosa intestinal.
Contém Ácido Oxálico Que pode formar oxalato de cálcio. Este aspecto é importante considerar, especialmente para aquelas pessoas que sofrem com frequência de cólicas nefríticas de oxalato de cálcio.
Isso não significa que não podem comer damascos, mas devem controlar a quantidade que comem para não acumular um excesso de oxalato de cálcio.

Dicas Para Comprar e Conservar os Damascos

Os damascos podemos consumi-lo ao longo do ano, ja que vendidos secos (damascos secos), em conserva e, claro, também são usados para fazer geleias e marmeladas, embora seja verdade que, neste caso, suas propriedades nutricionais são totalmente diferentes.
O damasco se forem frescos deve ser colhido no ponto certo. As frutas devem ser ligeiramente macias. Se são muito firmes, não amadureceram nas árvores, e as frutas maduras nas árvores são sempre as melhores. Para poder desfrutar de todas as suas propriedades, escolha a fruta completamente madura.
P
odemos guardá-los na geladeira, dentro de  furos pauma bolsa de plástiraco com ventilar.

O QUE SÃO VINHOS:--ORGÂNICOS? BIODINÂMICO ? NATURAL ?

Orgânico? Biodinâmico? Natural?CURIOSIDADES

O que são vinhos naturais?

Para entender bem o que são os vinhos naturais, é importante saber que não existe um órgão oficial que regulamenta esse de estilo de vinho, portanto o conceito é marcado pela ideologia do produtor.
Via de regra, são aqueles que fazem a fermentação de forma espontânea, ou seja, utilizando apenas leveduras indígenas (as presentes na casca da uva), sem adição de leveduras inoculadas, feitas em laboratório, como é em um processo de vinificação convencional. Além disso, não se utilizam artifícios químicos durante o seu processo de elaboração, como correções de acidez e taninos. Por fim, os vinhos naturais não recebem adição de sulfito antes do engarrafamento, substância com propriedades antioxidantes que conservam a bebida, ou recebem muito pouco (quantidade próxima a 7 mg/L enquanto as produções de vinho mais industriais ultrapassam facilmente as 200 mg/L).
Existem duas razões principais para que um produtor decida produzir um vinho de forma natural: por expressarem com pureza o terroir e por uma preocupação com a saúde de quem vai consumir o vinho (já é conhecido que o sulfito em excesso, por exemplo, pode ser cancerígeno). Uma coisa é certa: a máxima “é possível fazer um vinho ruim com uvas boas, mas não há maneira de se fazer um vinho bom com uvas ruins” é perfeita para os vinhos naturais. Sem nenhum tipo de manipulação na adega, é o reflexo puro das uvas.

O que são vinhos orgânicos?

Vinhos orgânicos são feitos com uvas provenientes de vinhedos em que não são aplicados herbicidas, fungicidas, pesticidas ou fertilizantes - toda a proteção da terra é baseada no equilíbrio do meio ambiente com a ajuda de compostos orgânicos. Além disso, os vinhos orgânicos precisam seguir algumas regras na adega: toda a manipulação do vinho deve seguir técnicas orgânicas.
Como qualquer alimento, os vinhos orgânicos surgem no contexto de preocupação com o meio ambiente e com a saúde de quem trabalha no vinhedo e na adega e, claro, de quem consome o vinho. Mas para ser considerado orgânico, o vinho precisa ser certificado por alguma agência que segue os padrões mínimos estabelecidos no país onde o vinho será comercializado.
De acordo com o Instituto de Pesquisa da Agricultura Orgânica (FiBL, na sigla em alemão), de 2008 para cá, a área de vinhedos certificados orgânicos na Europa cresceu 17% ao ano, que em 2013 já somavam os 258 mil hectares. Em 2015, 6,6% de todos os vinhos europeus tinham certificado orgânico - e a tendência é que esse número seja cada vez maior. É estimado que de 15 a 20% dos vinhedos europeus sigam os princípios orgânicos, porém a maioria ainda sem certificação (que exige investimento da vinícola).

O que são vinhos biodinâmicos?

Para entender o que são os vinhos biodinâmicos, é preciso ter muito claro que se baseia na antroposofia, ou seja, no conhecimento ancestral aplicado, e que acredita na sinergia entre todo o cosmo que cerca o vinhedo (desde o solo até a lua). A filosofía de viticultura biodinâmica é baseada no trabalho do Rudolf Steiner (1861-1925) e sobre tudo olha para o vinhedo como um sistema viva e interconectada.
É por isso que os produtores biodinâmicos guiam a colheita das uvas e os processos no vinhedo e na adega pelas fases da lua e usam os preparados biodinâmicos homeopáticos para todos os tratamentos no vinhedo.
Vinhos biodinâmicos são também orgânicos e também não são manipuladas pela adição de leveduras nem ajustes de acidez, mas, para ser considerado biodinâmico, o vinho precisa se certificar pelo Demeter, único instituto capaz de certificar vinhos biodinâmicos no mundo.
Hoje muitos das propriedades principais da França especializam na produção biodinâmico, inclusive a Château Leroy na Borgonha, o Maison Chapoutier no Vale do Rhône e a Domaine Zind-Humbrecht em Alsace.
Independentemente das diferenças entre os vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, uma coisa é certa: os três estilos de vinho se preocupam com a qualidade do vinho produzido e com a saúde do consumidor.
A tendência está em pleno vigor: hoje entre 5 - 20% dos produtores da Europa estão fazendo vinhos em um desses estilos, cada vez mais com o passar dos anos.
Será que já provou algum dos três? Confira aqui uma curadoria da Sonoma de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais!

FRICASSÊ DE CARNE MOÍDA COM REQUEIJÃO



Ingredientes

  • 400 g de carne moída
  • 1 pacote de 100 g de azeitonas em conserva sem caroço
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 1 copo de requeijão
  • 1/2 cebola picada
  • 1 pacote de 200 g de batata palha
  • 200 g de mussarela fatiada
  • Tempero a gosto
 

Modo de Preparo

  1. Tempere a seu gosto e cozinhe a carne moída, após cozida separe a carne do caldo (é necessário durante a separação que a carne fique bem seca) e deixe esfriar
  2. Bata no liquidificador o caldo, o requeijão, a cebola, o creme de leite e a azeitona (caso você não goste de azeitona pode trocar a mesma quantidade por milhoverde)
  3. Em uma travessa misture a carne com a batata palha despeje por cima o creme e cubra com mussarela Leve ao forno por cerca de 15 minutos Sirva com arroz branco
 

SUCO ANTIGRIPAL

suco antigripal




Ingredientes:

  • 120g acerola;
  • 1/4 limão sem casca;
  • 40g colheres de mel;
  • 2g de gengibre;
  • 10g de hortelã;
  • 250mL suco de laranja.

Modo de preparo:

  1. Bata as frutas e os demais ingredientes no liquidificador;
  2. Filtre as fibras do gengibre com uma peneira e sirva.

conheça os benefícios do caju

O caju é muito cultivado no nordeste brasileiro, mas as outras regiões do país consomem muita a fruta e o suco da mesma. Existem variações da fruta, que pode ser vermelha, amarelada ou até rosa, mas para quem gosta de caju o sabor é o mesmo e, também, muito especial, pois é bem característico. Além disso, a fruta é ótima para quem está de regime, pois tem baixa caloria. O que muitas pessoas não conhecem são os incríveis benefícios do caju.
Há muitos anos, o caju já era indicado para tratamento de garganta inflamada e disenteria. Pesquisas recentes indicam que a fruta possui mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Atualmente, muitos esportistas consomem suco de caju para ajudar na queima de calorias antes das atividades físicas.
Veja lista de benefícios do caju
1- Ajuda na Perda de Peso
O caju é indicado para fazer parte da dieta das pessoas que precisam perder peso, pois tem poucas calorias e baixa quantidade de gorduras. Desta forma, o caju se torna opção para ser consumido durante os lanches. Assim, a pessoa passa a consumir uma fruta rica em nutrientes e vitaminas, mas sem muitas calorias.
Além disso, o alimento é rico em fibras, o que melhora de forma significativa o funcionamento da flora intestinal. Desta forma, a pessoa fica menos inchada e sem desconfortos intestinais.
2- Colesterol
O caju é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Ao consumir a fruta, a pessoa tem uma melhora na qualidade de vida, com a redução de um eventual AVC (Acidente Vascular Cerebral), ataques cardíacos e outras doenças do coração.
3- Ação Antioxidante
O caju possui uma grande quantidade de cobre, que é um mineral que tem efeito antioxidante ajudando na eliminação dos radicais livres do organismo. Dessa forma, ocorrem menos doenças de sangue nas pessoas, por exemplo. Além disso, o cobre ajuda na produção de hemoglobina, o que contribui na redução dos impactos causados pelos radicais livres no organismo.
4- Beleza da pele
O cobre também é excelente para a saúde da pele, pois incentiva a produção de melanina. Assim, os fios de cabelo, pele e unhas ficam mais saudáveis e bonitos. O ideal é sempre consumir a fruta ou o suco do caju para ter uma pele mais brilhante e saudável e fios saudáveis e menos quebradiços.
5- Ossos
O magnésio e o cálcio presentes no caju também são fundamentais para manter a saúde dos ossos, dentes e gengiva. Os ossos fortes e saudáveis ajudam nas atividades do dia a dia e, também, na queima de calorias para quem treina ou pratica atividades físicas.
6- Sistema Imunológico
Quem pretende perder peso e continuar tendo um sistema imunológico em dia deve consumir caju, pois a fruta contém grande quantidade de zinco, um mineral que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
7- Diabetes
Se você quer controlar o açúcar no sangue, deve consumir o caju, que é uma fruta indicada para pessoas diabéticas ou não, pois não contém grande quantidade de açúcar como outras frutas.
Outros benefícios do caju
Previne câncer;
Melhora nas práticas sexuais;
Controle do Sistema Nervoso.
Agora você não pode deixar de consumir esta fruta, pois pôde verificar os benefícios do caju. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

COUVE PODE DEIXAR O CÉREBRO 11 ANOS MAIS JOVEM

Os benefícios da couve a tornaram a queridinha das dietas: a verdura tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, ajuda na absorção do cálcio e na desintoxicação. Para melhorar, um recente estudo realizado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, descobriu que a verdura também é excelente para o cérebro.
O estudo mostra que apenas uma porção diária de folhas verdes escuras, como a couve, pode ajudar no rejuvenescimento cerebral. A pesquisa foi realizada com 950 idosos e monitorou a alimentação e a atividade cerebral dos participantes por um período entre dois a dez anos.

Foi descoberto que os voluntários que comiam folhas verdes mais escuras todos os dias tinham uma conservação da saúde mental de até 11 anos em comparação com aqueles que não consumiam estes alimentos. Os resultados não incluíram fatores que poderiam afetar a saúde mental, como o nível de escolaridade, prática de exercícios ou histórico familiar de demência.


PÉ DE MOLEQUE

Faça essa receita "Pé de moleque" ela é deliciosa e fácil de fazer.

Modo de Preparo:

  1. Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina
  2. Levar ao fogo, mexendo sempre
  3. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado
  4. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro
  5. Coloque no tabuleiro untado com margarina
  6. Deixe esfriar e corte em pedaços

Informações Adicionais

  • Obs.: deixe o tabuleiro untado e a lata de leite condensado aberta, pois é muito rápido e pode passar do ponto.

Ingredientes:


  • 1/2 kg de amendoim torrado e descascado
  • 1/2 kg de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de margarina