Eu conheço pessoas que armazenam tudo que compram no supermercado na geladeira. Quando digo tudo, é tudo mesmo. Mas, será que isto é correto? Será que devemos mesmo conservar na geladeira a maioria dos alimentos?
A resposta é não.
Para os alimentos que não exigem uma baixa temperatura para armazenamento, como frios, alguns tipos de queijos, produtos congelados, devemos sempre estar atentos as instruções da embalagem para saber a melhor maneira de conservação. Logo abaixo, listamos alguns alimentos que você não deve conservar em geladeira:

Tomate
Cebola
Alho
Melão (antes de ser “aberto”)
Batatas
Bananas
Café
Abacate

Pão (você pode congelar o pão para utilizá-lo posteriormente, mas deixar apenas refrigerado, só faz aumentar os fungos dentro da embalagem)
Mel
Ervas Frescas
Café
Óleos, como azeite ou óleo de soja

O motivo? Todos estes alimentos, quando armazenados em baixa temperatura acabam perdendo as suas principais propriedades ou então facilitam a proliferação de fungos como é o caso do pão. O alho, por exemplo, quando armazenado na geladeira acaba perdendo o seu sabor característico e fica com aspecto “emborrachado”.
O café acaba perdendo seu aroma e absorvendo “cheiros” da geladeira, tanto que ele em alguns casos é usado para justamente tirar cheiros desagradáveis do eletrodoméstico.
O tomate pode durar ainda muito mais tempo se você armazená-lo em um local seco, preferencialmente “de cabeça pra baixo”. Assim, menos ar entra dentro do alimento e a tendência é que ele dure mais tempo. Se quando você comprar seus tomates, ele ainda estiver com o aquele “cabinho”, não tire até a hora de prepará-lo da maneira da sua preferência