segunda-feira, 31 de julho de 2017

SAIBA POR QUE AS DORES NO CORPO AUMENTAM NO INVERNO E COMO EVITÁ_LAS

Saiba por que as dores no corpo aumentam no inverno e como evitá-las

Essas dores são relacionadas ao tecido muscular, mais comuns na região do pescoço, pernas e costas
Na época em que as baixas temperaturas predominam, não é difícil de encontrar pessoas reclamando do aumento de dores no corpo. Geralmente essas dores são relacionadas ao tecido muscular. As mais comuns são na região do pescoço, pernas e costas. Antes de tomar qualquer tipo de providência, saiba que essa é uma condição recorrente nos postos de saúde.
Pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas e recém-operadas acabam sentindo mais dor no inverno. Isso acontece porque nos dias frios há uma tendência maior de contrair os músculos do corpo, se encolher e se movimentar menos, o que causa rigidez muscular e, consequentemente, dor.
Segundo o coordenador da área de ortopedia do Hospital Santa Paula, em São Paulo, Gilberto Anauate, mesmo os idosos que não têm problemas de saúde sofrem nesta época do ano. Mas, existe um segredo para minimizar a incidência desse incômodo. “O segredo é sempre se movimentar. Isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações” comenta o especialista.
Saiba porque as dores no corpo aumentam no inverno

Como se prevenir das dores no corpo

Depois de conhecer o principal motivador para esse incômodo de saúde, é bom ficar bem atento as dicas passadas pelo médico. Segundo ele, seguindo-as de forma correta, as dores podem ir embora, o que vai refletir diretamente na qualidade de vida.

Mantenha o corpo aquecido

Com a chegada do frio, as pessoas tendem a buscar nas roupas uma solução para deixar o corpo bem aquecido. O ortopedista aconselha que as pessoas devem prestar um pouco mais de atenção as extremidades do corpo, como mãos e pés, assim como o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo e provocar contrações musculares.

Exercite-se

No inverno, pensar em se exercitar pode parecer um pouco complicado, mas, no que diz respeito ao bem-estar corporal, isso se faz mais que necessário. Alongar-se antes e depois das atividades ativa a circulação e diminui o frio. O melhor exercício para quem tem problemas de artrite, artrose, problemas na coluna, entre outros, é a hidroginástica. Outras opções são caminhadas, passeios de bicicleta e exercícios na academia.

Proteja-se da umidade

Entre as formas de prevenir o aparecimento de dores no corpo, livrar-se da umidade também ocupa posição de destaque. Essa condição ataca as articulações, causando dores. Por isso, o mais indicado é que você preste bem atenção ao seu quarto. Ele deve estar seco e claro.

Chás termogênicos

Para se aquecer no inverno, uma boa solução é apostar nos chás termogênicos. Eles vão acelerar o seu metabolismo, estimulando o fluxo sanguíneo. Fora isso, invista também em sopas e caldos quentes, mas cuidado com o excesso de calorias que podem fazer engordar nesta época do ano.

Consulte o médico

Mesmo se depois de tomar todos esses cuidados a dor persistir, não hesite em procurar um médico. Ele pode indicar um anti-inflamatório, um relaxante muscular e, em alguns casos, um tratamento com RPG (reeducação da postura global) e fisioterapia.