quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Diarreia: saiba como os probióticos podem tratá-la rapidamente


Se não tratada, diarreia pode causar problemas como desnutrição e desidratação


Diarreia é um problema muito comum e, não há como negar, muito incômodo também. E, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre ela é inofensiva.
Crianças que apresentam episódios de diarreia estão sujeitas a complicações importantes como: atraso no crescimento, dificuldade de aprendizado e desnutrição (1). Além é claro, do impacto na rotina da família.
Os idosos também são mais suscetíveis à desidratação. Para os adultos, os transtornos têm ênfase nas atividades sociais, como trabalho, reuniões e outros compromissos.
Esse prejuízo todo ocorre porque o principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação e vontade constante de ir ao banheiro, diversas vezes ao dia. Além disso, febre, vômitos e dor ou distensão abdominal podem acompanhar o problema.

Probióticos

Os probióticos são grandes aliados nas crises de diarreia. Esses micro-organismos vivos contribuem significativamente para o reequilíbrio da flora intestinal quando administrados em quantidade adequada. Eles estabilizam o ambiente intestinal fazendo com que o organismo se recupere mais rapidamente.
Floratil® é um probiótico prático e eficaz contra a diarreia, indicado para adultos e crianças a partir de 1 mês de vida (2). Só ele começa a agir 4x mais rápido (3) e é o mais recomendado pelos médicos no mundo todo (4,5). Pode ser usado de diversas maneiras: sachê sabor tutti-frutti que pode ser ingerido diretamente na boca ou misturado em sucos, papinhas e com frutas; para pessoas com dificuldade de engolir, a versão cápsula de Floratil® pode ser aberta, adicionando o conteúdo a líquidos e até em mamadeiras - sem alteração de sabor e consistência do alimento (1).

Quando procurar o médico

Normalmente, os casos de diarreia duram poucos dias. Mas é importante saber a hora de procurar ajuda médica. Quando as crianças são afetadas, principalmente as menores de 6 meses de idade, o pediatra precisa ser consultado.
Se os vômitos forem persistentes e impossibilitarem a hidratação pela boca ou vierem acompanhados de sangue, rigidez da nuca, sonolência ou agitação, também é preciso ficar alerta e conversar com o médico. Assim como se a dor na barriga for persistente e intensa.
A desidratação também é muito relevante. Boca seca, sonolência, cansaço, sede, diminuição de urina (bebês sem molhar a fralda por 3 hora ou mais), pouca lágrima ao chorar, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre e tonturas ou vertigens são alguns dos sinais.
FLORATIL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA Floratil® (Saccharomyces boulardii-17 liofilizado) M.S 1.0089.0090. Floratil® está indicado como auxiliar na restauração da flora intestinal e também como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAMM 6305/2016.
1.Macfarland, LV. Antibiotic-associated diarrhea: epidemiology trends and treatment. Future Microbiol. 2008; 3(5), 563-578 4. Dubberke ER, Reske KA, Olsen MA, McDonald LC, Fraser VJ: Short- and long- term attributable costs of Clostridium difficile- associated disease in nonsurgical inpatients. Clin. Infect. Dis. 2008; 46(4), 497-504
2. Floratil. Responsável técnico: Alexandre Canellas de Souza. Rio de Janeiro: Merck S.A.; 2016. bula do remédio
3. Nicoli J.R. et al. Comparação de seis produtos probióticos contendo Saccharomyces boulardii. Revista Brasileira de Medicina 2005; 62 (4): 151-155
4. CUP MAT Ago/16
5. Guarino A, et. Al H. European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition/European Society for Pediatric Infectious Diseases evidence-based guidelines for the management of acute gastroenteritis in children in Europe: update 2014
SAMM 6305/2016 outubro 2016
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.


10 DICAS PARA PREVENIR A INFECÇÃO URINÁRIA

1


© iStock

HÁ 3 HORAS

Quando a vontade de fazer xixi fica intensa e vem acompanhada de dor e a urina pode ter um pouco de sangue, é o momento de levantar a bandeira de alerta. Esses são os principais sintomas da infecção urinária, doença que atinge cerca de 80% das mulheres e deixa aproximadamente 9 mil pessoas por dia internadas em hospitais públicos do país, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, com o apoio das Secretarias de Saúde de cada estado.
A infecção urinária, ou Infecção do Trato Urinário (ITU) são nomes mais comuns da cistite, que se dá em qualquer órgão do trato urinário (uretra, bexiga, rins, ureteres), mas é comum no baixo trato, bexiga e uretra.
Com a proximidade do verão, a estação mais quente do ano, a ocorrência de infecção urinária aumenta e de acordo com a ginecologista do Hapvida, Licia Costa, as mulheres são as mais suscetíveis, por conta de alguns fatores. Dentre eles, a própria anatomia do corpo feminino, que possui a uretra mais curta e proximidade entre a vagina e o ânus. “Isso acontece porque a uretra feminina, por onde sai o xixi, mede cerca de 5 cm. Nos homens, a uretra chega a 22 cm. Ou seja: as bactérias que provocam a infecção percorrem, nas mulheres, um caminho bem mais curto até chegar à bexiga”, explica a especialista.
Se você estiver grávida, o alerta deve ser redobrado. A infecção urinária pode ser silenciosa e muito comum neste período, por causa das alterações funcionais e anatômicas dos rins e das vias urinárias. Portanto, o pré-natal deve ser feito corretamente, para que o médico possa sinalizar qualquer coisa errada que esteja acontecendo durante a gravidez e, assim, proteger a saúde do bebê e da mãe.
Como prevenir?
1. Para evitar a infecção urinária é preciso realizar higiene adequada, especialmente, antes e após a relação sexual.
2. Ao higienizar a região íntima feminina, fazê-lo sempre no sentido da frente para trás.
3. Ingerir bastante água evitando líquidos alcoólicos durante todo o dia;
4. Evitar segurar a urina;
5. Evitar relações sexuais desprotegidas;
6. Tomar banho com água corrente, temperatura não elevada e pouco sabonete;
7. Evitar as roupas muito justas e as de fibras sintéticas;
8. Evitar o uso de biquíni molhado por longos períodos;
9. Trocar frequentemente os tampões e os absorventes no período menstrual;
10. Evitar alterações radicais na dieta.

ESTA RECEITA VAI DEIXAR SUAS ROUPAS COM UM BRANCO RADIANTE




Sabia que é possível branquear roupas sem o uso de cloro ou de outros alvejantes encontrados no comércio?
É possível sim.
E é isso que ensinaremos neste post.
Há muitas razões para usar alvejantes caseiros e naturais em substituição ao cloro e similares.
A começar da questão ecológica.
O cloro é um grande contaminante do meio ambiente.
E, mesmo que o alvejante comprado no supermercado não contenha cloro, haverá na sua fórmula outra substância tão ou mais agressiva para a natureza.
Além disso, há muitos acidentes domésticos por causa do cloro ou dos outros alvejantes comerciais.
Muitos desses acidentes envolvem crianças e podem ser potencialmente mortais.
Utilizar produtos químicos para branquear a roupa pode causar:
1. Problemas respiratórios.
2. Queimaduras na pele.
3. Danos ao sistema nervoso.
4. Alergias e asma.
Felizmente, existem formas alternativas para lavagem de roupa sem cloro, tais como vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão.
Essas alternativas branqueiam a roupa sem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente.
E o bom é que você também vai economizar, pois são soluções baratas e pelo menos menos uma delas você já deve ter em sua casa agora.
Aqui estão as opções caseiras e naturais de alvejantes de roupa:
1. Limão

O suco de limão "ilumina" e suaviza os tecidos.
Adicione 1/2 xícara de suco de limão durante a lavagem da roupa na máquina.
Outro método excelente é a pré-imersão: encha uma panela grande com água e rodelas de limão.
Deixe ferver, desligue o fogo, transfira para uma bacia grande e adicione as roupas.
Deixe de molho por uma hora e depois lave como de costume.
2. Vinagre branco
O vinagre clareia e amacia os tecidos.
Adicione meio copo de vinagre (100 ml) durante a lavagem da roupa na máquina.
Não se preocupe com o cheiro do vinagre: ele se dissipará quando a roupa secar.
O vinagre também pode ser pulverizado diretamente sobre manchas em pontos específificos da roupa, como na área das axilas.
3. Água oxigenada
A água oxigenada 10 volumes é um poderoso desinfetante e branqueador de roupas.
Na hora de lavar a roupa, adicione 1/2 xícara de água oxigenada na sua máquina de lavar.
4. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio embranquece, desinfeta, refresca e amacia tecidos.
Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio durante a lavagem na máquina.
Para manchas específicas, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplique diretamente sobre o tecido.


BOLINHOS DE MANDIOCA


Foto - Receita de Como Fazer: Bolinhos de mandioca!

Ingredientes

  • 1 e 1/2 kg de mandioca cozida e amassada
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • tempero a gosto
  • farinha de trigo para empanar os bolinhos depois de modelados
  • óleo para fritar

Como fazer

Faça o recheio de carne moída a seu gosto, de porco ou de boi tempere com: cebola picadinha, salsinha, ou a seu gosto. (esse recheio fiz de carne de porco, ficou uma delícia!) Cozinhe e amasse a mandioca com um garfo ou passe no espremedor, faça uma massa misturando todos os ingredientes, abra na palma da mão e recheie com cuidado para não se abrir quando for fritar. Depois de modelados os bolinhos passe-os na farinha de trigo empanando-os, e frite em óleo bem quente. Obs.: Pode congelar e guardar por vários dias.

BATATAS AO FORNO


Foto - Receita de Batatas ao forno

Ingredientes

  • 2 kgs de batatas
  • 200 grs de mussarela em fatias
  • 100 gs de queijo parmesão ralado
  • 100 grs de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite comum
  • folhas de sálvia
  • sal a gosto
  • pimenta do reino (opcional)



Modo de Preparo:
  • Unte um refratário com a manteiga e derreta o restante com as folhas de sálvia, em uma frigideira.
  • Corte as batatas na espessura de 1 cm e acondicione-as no refratário, regando-as com a manteiga/sálvia derretida.
  • Polvilhar o sal e a pimenta. Colocar em cima das batatas a mussarela fatiada.
  • Despeje por cima da mussarela o creme de leite, o leite e polvilhe o queijo ralado.
  • Levar ao forno por aproximadamente uns 50 minutos ou até que as batatas estejam cozidas.
  • Sirva-as ainda quentes, com arroz branco acompanhando uma carne vermelha.