segunda-feira, 13 de junho de 2016

TORTA DE BANANA


DOCE DE BANANA:

6 bananas (usei dágua)
6 colheres de sopa de açúcar
se desejar, poderá acrescentar cravos e canela em casca a gosto

Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela e deixe derreter e chegar a cor de caramelo. Junte as bananas picadas (e também os cravos e a canela, caso utilize) e mexa bem, para dissolver o caramelo. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, com a panela semi-tampada até que engrosse um pouco (cerca de 15 minutos). Reserve.


CREME:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
3 gemas
1 colher de sopa rasa de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha

Dissolva o amido no leite frio e junte tudo (menos a baunilha) numa panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, junte a baunilha, misture bem e despeje em uma forma refratária. Espalhe o doce de banana por cima. Reserve.


MERENGUE:

3 claras 
180 g de açúcar
100 ml de água
1 colher de chá de extrato de baunilha

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo numa panela, sem mexer mais, e deixe ferver até ponto de fio. Se você tiver um termômetro para este fim, deixe que atinja  a temperatura de 120º C, sendo que quando atingir 110º C, você começa a bater as claras em neve. Desta forma, quando a calda chegar a temperatura ideal, as claras já estarão prontas para receber a calda. Neste caso, é providencial o uso de uma batedeira com suporte. 
Com a batedeira ligada, despeje a calda, vagarosamente, em fio, e depois continue batendo por mais uns 10 a 15 minutos, até que quase esfrie. Junte a baunilha e empregue imediatamente, decorando a gosto.


Leve ao forno pré-aquecido quente até corar.... OU .... use um maçarico e obtenha este efeito em apenas alguns segundos... APROVEI e ADOREI!!!


Read more: http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2010/08/sobremesa-de-banana.html#ixzz4BVHMmzmQ