quarta-feira, 23 de março de 2016

MEL E SEUS BENEFÍCIOS

935086000.jpg
O mel natural é um produto com muitos benefícios para a saúde e a beleza. Diferente da versão industrializada, ele não é pasteurizado e não foi submetido a processos onde muitas de suas propriedades são perdidas.
Através da pasteurização evita-se que o produto se cristalize e é possível conservar uma aparência fresca por mais tempo; porém, este procedimento causa a destruição de suas enzimas, antioxidantes e muitos outros nutrientes que o tornam saudável.
Embora seja um pouco mais caro e difícil de adquirir o mel de origem orgânica é um dos melhoresremédios que podemos ter à disposição em casa.
Para que você não pense duas vezes antes de adquirir esta variedade de mel, a seguir compartilharemos 10importantes e maravilhosos benefícios que você pode tirar dele. Confira!

1. Favorece o sono

consumir-mel-favorece-o-sono
consumo de mel natural antes de dormir é um bom remédio para combater a insônia e os transtornos que impedem que consigamos dormir a quantidade de horas adequadas.
Este alimento favorece o relaxamento noturno e estimula a ação do triptofano no cérebro, dando espaço à liberação de melatonina, hormônio vital para a regulação diária do sono.

2. Ajuda a combater a prisão de ventre

Ao chegar no organismo, o mel tem um leve efeito laxante que pode servir para aliviar os problemas detrânsito intestinal lento ou prisão de ventre.
Isso ocorre devido ao seu alto teor de frutooligossacarídeos (FOS), cuja função principal é de energizar, mas também de regular as dificuldades digestivas para eliminar os resíduos.
Além disso, os nutrientes presentes no mel são o alimento preferido das bactérias que compõem a flora intestinal.

3. Melhora a função cerebral

A saúde cerebral é uma das coisas mais importantes para qualquer ser humano. Para favorecê-la devemos manter hábitos saudáveis e oferecer ao cérebro as energias necessárias para executar cada uma de suas funções.
Por seus açúcares naturais, antioxidantes e demais nutrientes, o mel é considerado um bom energizante natural.
Se consumo regular atua como impulso para melhorar o rendimento físico e mental, e tem um efeito protetor no cérebro.

4. Alivia feridas e queimaduras

mel-para-aliviar-queimaduras
Poucos ingredientes são tão bons para o alívio de pequenas feridas e queimaduras como o mel de abelha.
Ele tem uma forte ação antibiótica e cicatrizante que serve para desinfetar e acelerar o processo de recuperação destas lesões.

5. Combate a acne e outros transtornos cutâneos

Os agentes antibacterianos do mel e sua capacidade de regular o pH da pele transformam esse ingrediente em um elemento útil para combater a acne e outros transtornos cutâneos.
Sua aplicação direta detém o crescimento bacteriano, combate as alergias e reduz as irritações causadas por diversos fatores.

6. Fortalece o sistema imunológico

É considerado um dos melhores remédios naturais para combater infecções e problemas relacionados ao sistema respiratório.
Isso se deve ao seu efeito antiviral, que ajuda a combater vários tipos de microrganismos que enfraquecem as defesas do corpo.
Por sua vez, seus nutrientes estimulam a resposta imunológica para evitar o ataque de bactérias, vírus e outros agentes prejudiciais.

7. Alivia os lábios rachados

mel-para-hidratar-os-labios
As mudanças bruscas de clima ou vários transtornos de saúde podem causar um ressecamento extremo nos lábios, até chegar ao ponto de rachá-los.
Ao aplicar um pouco de mel nessa região é possível apoiar a eliminação das células mortas, oferecendo os nutrientes que os lábios precisam para se reparar.

8. Hidrata a pele seca

Por suas qualidades hidratantes e reparadoras, este ingrediente também é um dos melhores tratamentos para curar os transtornos de ressecamento da pele.
Suas propriedades curativas e antioxidantes lhe conferem uma camada protetora contra os radicais livres do ambiente, ao mesmo tempo em que os demais nutrientes ajudam na umectação natural da pele.

9. Combate a tosse

A combinação do mel com limão tem um efeito antiviral e expectorante que promove o alívio da tosse. Ambos ajudam a eliminar os vírus e bactérias que causam o problema, suavizando a garganta irritada e criando uma camada protetora na mesma.

10. É um apoio para perder peso

perder-peso-com-mel
Ainda que não se deva pensar que é um alimento milagroso para emagrecer, seu consumo moderado pode se transformar em um apoio para perder alguns quilos.
Este alimento causa mudanças metabólicas positivas e estimula a liberação de serotonina, hormônio essencial para quem deseja emagrecer.

Lembre-se!

Devido ao fato de que o mel é rico em açúcares, ele não é aconselhável para pessoas diabéticas ou que tiveram episódios de níveis altos de açúcar no sangue.
É recomendável consumir pequenas doses, preferivelmente em jejum ou durante o café da manhã.

Receita de lustra-móveis

Receita de lustra-móveis

É excelente para quem tem problemas de alergia com cheiros de produtos de limpeza.

Ingredientes



  • Misture em uma garrafa de pulverizador:

  • 1 xícara de azeite de oliva

  • 1/2 xícara de suco de limão

    Agite bem e aplique uma pequena quantidade com um pano de flanela ou pano de limpeza.
    Espalhe uniformemente sobre a superfície de móveis. Vire o pano para o lado seco e pode polir.

    Além de deixar um cheirinho gostoso de limão impede que a poeira se acumule nos móveis por bastante tempo.
    Já testei e agora só uso isso

BOLINHO DE PEIXE (culinária mauro rebelo )


- 1 xícara (chá) de sobras de peixe desfiada
- 2 batatas cozidas e espremidas como para purê
- 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
- 2 colheres (sopa) de salsa picada 2 colheres (sopa) de cebola picada bem miudinha
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 gema
- 3 ou 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparação:

Passo 1: Misture todos os ingredientes, menos a batata e o sal. Junte a farinha aos poucos, até que fique uma massa que dê para enrolar.
Passo 2: Normalmente 3 ou 4 colheres (sopa).
Passo 3: Não ponha muito, para não ficar com gosto de farinha.
Passo 4: Acrescente a batata. Depois da massa pronta, prove e tempere com sal a gosto.
Passo 5: Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente.