domingo, 20 de março de 2016

PUDIM DE LEITE CONDENSADO DE MICRO-ONDAS


Espetacular! Tão bom quanto o tradicional! Aliás, se tem uma coisa em que eu acredito é que pudim de leite até quando é ruim é bom hahahaha!
Essa receitinha você pode fazer em uma caneca (ou duas dependendo do tamanho) ou em potinhos, como eu fiz. No meu caso renderam 2 potinhos. Bora fazer?
Ingredientes da calda:
  • 2 colheres (sopa) de água;
  • 2 colheres rasas (sopa) de açúcar.
Misture a água com o açúcar e divida em 2 recipientes. Leve-os ao micro-ondas em potência máxima e pare a cada 30 segundos para verificar. Mexa e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Faça isso quantas vezes forem necessárias até a calda estar dourada. Cuidado para não escurecer demais, senão fica amarga. Espalhe no fundo e laterais do recipiente. Assim:

Ingredientes do Pudim:
  • 1 ovo;
  • 1/3 de lata de leite condensado;
  • 1/3 lata de leite.
O ideal é tirar a pelinha da gema do ovo para evitar o cheiro forte. Se você não tiver habilidades para isso, coloque os ingredientes no liquidificador ou bata com mixer por 3 minutos. Caso você saiba tirar a pelinha da gema é só bater bem todos os ingredientes com um batedor de arame ou garfo.
Coloque o pudim sobre a calda. Não ultrapasse 2/3 da capacidade do recipiente para não derramar.
Leve ao micro-ondas em potência máxima até endurecer (verifique a cada 30 segundos para não passar do ponto). Enquanto está no micro-ondas ele faz uns barulhos (pequenos estouros), é normal, não se assuste. Ele ficará assim:
Deixe esfriar para desenformar (passe uma faquinha nas laterais para desprender) e divirta-se!!!

PICOLÉ LIGHT--PICOLÉ DE IOGURTE COM PEDAÇOS DE FRUTAS



Com a dica da Bell, minha sobrinha querida, fui visitar o Blog Dieta e Saúde
e fiquei com água na boca, porque além de amar um picolé, achei muito interessante essa ideia.

Além de nutritivo, esse picolé possui menos calorias que os tradicionais. É uma receita light e sem açúcar. O picolé é a base de iogurte natural, pedaços de frutas e mel. Se você quiser modificar a receita e deixar seu picolé ainda mais “light”, use iogurte desnatado e frutas menos adocicadas.

Lembre-se que a frutose (o açúcar das frutas…) também possui calorias. Por isso, se você precisa emagrecer, substitua os ingredientes conforme a sua preferência, mas sempre com atenção a esses detalhes que podem minar a sua dieta.


   INGREDIENTES:

Cinco unidades de iogurte natural
Frutas cortadas
Adoçante (ou mel)
Palitos para picolés.
Forminhas para picolés (ou copo descartável)

MODO DE FAZER:

Bater o iogurte com o adoçante ou  mel

Coloque as frutas cortadas nas forminhas de picolés

Cubra com o iogurte já batido.

Deixe no congelador ou freezer por mais ou menos 12 horas.

DICA EXTRA: quem não está de Dieta, pode adicionar creme de leite ao iogurte antes de bater. 
O picolé fica bem mais cremoso.

YAKISSOBA CASEIRA


 

Ingredientes

  • 300 g espaguete do fininho
  • 1 cebola grande picada em pedaços médios
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/2 maço pequeno de brócolis
  • 1/2 maço pequeno de couve-flor
  • 250 ml de molho para yakissoba
  • 6 colheres de sopa de molho shoyo
  • 400 g de tirinhas de carne ( mignon, patinho ou alcatra) ou de frango
  • 100 g de champignon
  • 1 cenoura cortada em rodelas médias
  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de maisena diluída em 50 ml de água
  • acelga ao seu gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão aldente enquanto faz o molho Utilize uma panela grande ou um wok, coloque o azeite e refogue um pouco a cebola, não precisa dourar A seguir acrescente a carne e refogue Coloque o molho para yakissoba e o shoyo, cozinhe por uns 3 minutos em fogo médio Ponha a água e deixe ferver em fogo alto para então colocar a maisena dissolvida em água Mexa até engrossar, baixe o fogo e então coloque o champignon a couve-flor, o brócolis e a cenoura Cozinhe por uns 8 minutos e acrescente a acelga Cozinhe até a cenoura, o brócolis e a couve-flor ficar ao ponto Quando estiver pronto coloque o macarrão, misture bem, acerte o sal e tampe a panela por mais um minutinho Está pronto para servir! A dica é usar espaguete integral para a receita ficar mais saudável, o sabor continuará o mesmo Informações Adicionais Se não encontrar o molho para Yakissoba, utilize apenas 10 colheres de molho shoyo. Ficará delicioso também, praticamente a mesma coisa.
!
  •  
  •  
  •  
  •  
Receita enviada por: Thaís Ferreira


COMO COMPRAR(ou fazer) UM OVO DE PÁSCOA SAUDÁVEL

Ovo de Páscoa. O alimento que atormenta quem está dieta. Primeiro porque a maioria das opções é cheia de açúcar, gorduras e calorias; depois, porque eles estão por toda parte. Mas dá para aproveitar esta época do ano sem sofrimentos!
É possível passar a Páscoa comendo o tradicional ovo de chocolate, mesmo que você esteja fazendo dieta e querendo emagrecer.
O segredo – como quase tudo relacionado à alimentação – está em fazer as escolhas certas.
E aqui nós vamos te ensinar como fazer isso.
A principal diferença entres os tipos de ovos de chocolate é a proporção dos ingredientes. O importante é identificar aqueles com menos ingredientes ruins, e mais ingredientes bons. E isso é fácil!

Os ingredientes

O principal ingrediente que você deve procurar é o cacau.
É ele que pode deixar o chocolate mais saudável – ou, na sua ausência, mais gorduroso e calórico e muito menos nutritivo.
Isso mesmo: nutritivo!
Os chocolates com maior porcentagem de cacau são considerados funcionais, devido ao alto teor de antioxidantes em sua composição.
Esses antioxidantes – presentes em maior quantidade nos chocolates amargo e meio-amargo, combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Além disso, ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
O cacau ainda contém vitaminas A e vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio.
Na ausência do cacau, além da maior quantidade de açúcar, gorduras e calorias, você ainda perde todos os benefícios desta fruta poderosa.
E, vale lembrar, os melhores chocolates do mundo são feitos com muito, mas muito cacau! Bem mais do que qualquer versão “ao leite” ou branco.

Os chocolates

Ao Leite

  • O chocolate ao leite contém menor quantidade de cacau em comparação com os chocolates meio-amargo e amargo;
  • Tem menor quantidade de gordura e açúcar e maior quantidade de cacau do que os chocolates brancos;
  • Possui leite em pó em sua composição (para ter um gosto mais adocicado), além da massa de cacau, da manteiga de cacau, do açúcar e da lecitina de soja, que o deixam mais calórico e mais gorduroso;
  • Obrigatoriamente, o chocolate ao leite deve conter pelo menos 25% de cacau.
Calorias por 100g (em média): 540

Branco

  • O chocolate que contém uma maior quantidade de gordura e açúcar, e por isso, é considerado o mais prejudicial à saúde;
  • Em sua composição está presente a manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó;
  • A manteiga de cacau presente no chocolate branco tem um maior teor calórico e maior quantidade de gordura saturada, além de não apresentar os mesmos benefícios antioxidantes quando comparado com a versão amarga;
  • Chocolate branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau.
  • O Chocolate Branco tem uma proporção muito maior de manteiga de cacau do que as outras versões, o que o deixa mais gorduroso e calórico.
Calorias por 100g (em média): 544

Amargo e Meio-Amargo

  • Contêm menos açúcar e gordura e menor valor calórico
  • Geralmente é feito com massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, em alguns casos açúcar e também lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea).
  • As duas versões contém muito mais nutrientes oriundos do cacau, por terem maior quantidade de fruta;
  • O chocolate meio amargo tem, normalmente, de 40 a 50% de cacau;
  • O chocolate amargo tem o maior teor de cacau em relação aos outros tipos, entre 70% e 99%.
Calorias por 100g (em média): 476 (amargo) e 504 (meio-amargo)

Como escolher um ovo de Páscoa saudável?

Como os ovos meio-amargos ou amargos, que são muito mais saudáveis, às vezes custam mais, uma opção é procurar ovos feitos com alfarroba – uma vagem com sabor semelhante ao cacau, usada como seu substituto.
Outra dica importante é olhar a tabela nutricional na embalagem do ovo e escolher aquele que NÃO tem o açúcar como primeiro ingrediente.
As versões mais simples, ao invés daquelas recheadas ou trufadas, costumam ser menos calórias e mais baratas – e isso é ótimo!
Por última, o que talvez seja a melhor opção: faça seu próprio ovo de Páscoa!
É fácil, rápido, barato, e você ainda vai ter um ovo muito mais gostoso, nutritivo e funcional. Quer aprender? Então veja:

Ovo de Páscoa Funcional

Ingredientes:
  • 300g de chocolate 70% cacau
  • 50g de mirtillo e gojiberry
  • 20 gramas de amêndoas laminadas
  • 1 colher de sopa de semente de chia
Modo de preparo:
Rale ou pique o chocolate e derreta em banho-maria, mexendo continuamente. Assim que derreter, misture o mirtillo, o gojiberry, as amêndoas e a chia. Desligue o fogo, retire e mexa até esfriar;
Em formas próprias para ovos de Páscoa, coloque a mistura do chocolate derretido e espalhe com pincel até ficar uniforme. Repita a operação na outra forma.
Deixe o ovo na geladeira cerca de 30 minutos. Você identifica o ponto de retirar das formas quando elas ficarem esbranquiçadas.
Se você quiser incrementar a receita, pode adicionar as frutas que desejar (uva passa, damasco, cereja, etc.) e trocar as amêndoas (ou adicionar) por castanha do pará, avelã, nozes, macadâmia, castanha de caju, amendoim, pistache, etc.
E aí, viu como é fácil aproveitar a Páscoa, sem abrir mão do seu chocolate? Sabendo escolher, e sem exagerar nas quantidades, o chocolate é muito saudável e pode fazer bem, mesmo a quem quer emagrecer!
Você pretende escolher seu ovo de Páscoa com sabedoria ou fazer sua própria receita em casa?