Limpar o banheiro não é das tarefas mais agradáveis. Poucas coisas na casa, porém, são tão necessárias quanto manter a higiene desse ambiente. Para facilitar o trabalho e evitar o acúmulo de sujeira, o ideal é que seja lavado uma vez por semana e limpo todos os dias. Veja algumas dicas para cuidar de cada peça e ter um banheiro limpo e cheiroso sempre.

Antes de começar, deixe o local livre, retirando itens como papel higiênico, toalhas, xampus, sabonetes e tapetes. E deixe o chão por último, pois é bem provável que ele suje quando você estiver lavando as outras partes.

Espelho e vidros – Comece limpando os vidros com pano úmido e em seguida pano seco. Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água. Aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano seco ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco. O espelho deve ser limpo semanalmente para evitar que espirros de pasta de dente se tornem manchas difíceis de tirar.

Vaso Sanitário – Como é uma parte com muitas bactérias, é recomendável usar luvas. Para limpar a parte externa, use uma esponja com álcool ou detergente. Seque com pano seco. Faço o mesmo no assento e na tampa. Na parte de dentro do vaso, aplique desinfetante ou água sanitária com escovinha específica. Deixe a solução agir por 10 minutos. Esfregue bem a borda de onde sai a água (se tiver mancha de bloco sanitário, use saponáceo) e também o local por onde a água escoa. Dê a descarga, jogue desinfetante e feche a tampa.

Boxe – Deve ser limpo toda semana. Se for de vidro, aplique detergente neutro ou saponáceo líquido na esponja e enxague. Se for de acrílico, aplique o detergente em um pano macio. Para remover marcas brancas de sabonete endurecido, aplique uma mistura de água morna com uma xícara de amaciante. Na área interna do boxe, é comum aparecer mofo. Para retirar, use desinfetante e produto específico encontrado em lojas de produto de limpeza. Para evitar esse mofo, procure deixar a porta do boxe aberta após o banho, diminuindo a umidade pela circulação do ar.

Pia e bancada – Deixe sempre uma esponja guardada sob a pia para limpar a cuba, com água e detergente. Se a sujeira estiver difícil de ser removida, jogue um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue. Na bancada, evite usar limpadores que arranhem a superfície, como palha de aço, especialmente se for de mármore. Passe pano com sabão ou álcool e enxágue.

Ralos – Abra a tampa com uma luva e recolha os fios de cabelo para evitar entupimento. Para manter o ralo livre de gordura e mau cheiro, aplique semanalmente uma solução de três colheres de sopa de soda cáustica em um litro de água fervente. Para polir o ralo, use um pano úmido com saponáceo.

Chão e paredes – Na hora de limpar o chão, jogue um pouco de desinfetante e passe um pano com água. Para as paredes não criarem bolor, é necessário limpá-las com uma toalha seca todos os dias. Os azulejos devem ser lavados a cada 15 dias. Os rejuntes devem ser escovados com uma mistura de sabão em pó ou saponáceo, água sanitária e água. Sempre que limpar o banheiro, recolha o lixo e lave a lixeira com detergente e desinfetante. Dê o toque final, borrifando um spray desodorizador e deixe o ambiente com um delicioso cheiro de limpeza.