terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Farinha de limão e o seu poder terapêutico para o bom funcionamento corporal


As farinhas funcionais, como a de berinjela, de casca de maracujá e outras, fornecem fibras e poderosas substâncias antioxidantes, contribuindo para o bom funcionamento do organismo. Dentre estas farinhas está a farinha de limão, que aproveita as propriedades benéficas da casca da fruta.

Benefícios da farinha de limão

A casca do limão, em todas as variedades, possui elevado poder terapêutico, pois nela encontramos muitos nutrientes importantes para manter a saúde em dia. É nela que está presente a maior parte da vitamina C do limão (a casca possui 150mg do nutriente em 100g, enquanto o suco contém 40mg na mesma quantidade), além da citrina (vitamina P) que, juntamente com a vitamina C, cuida da qualidade e vitalidade das membranas celulares.

A casca do limão também contém elevada concentração de óleos essenciais monoterpênicos, entre eles o d-limoneno, que é reconhecido como um quimioterápico natural, além de ajudar a dissolver cálculos renais e a evitar entupimento nas artérias. Nela também encontramos a pectina, uma fibra que ajuda a limpar e desintoxicar o nosso organismo.
Farinha de limão e o seu poder terapêutico para o bom funcionamento corporal
Foto: Pixabay
Outra vantagem de usar a farinha de limão é aproveitar toda a fruta por completo, sem desperdiçar nada do alimento. Com tantos benefícios, é melhor pensar bem antes de jogar a casca do limão no lixo, não é mesmo?

Como preparar a farinha de limão?

Você pode aproveitar os benefícios da casca do limão fazendo a sua farinha de limão em casa. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

10 limões preferencialmente orgânicos.

Modo de preparo:

1) Lave os limões antes de usá-los, corte-os pela metade e esprema o sumo para o preparo de limonadas, marinadas, molhos, sucos desintoxicantes etc.;
2) As metades já espremidas devem ser imediatamente bem lavadas (a parte interna) em água corrente para eliminar qualquer resíduo de suco. Depois, deixe-as com a parte da polpa para baixo num escorredor para drenar a água em excesso, durante aproximadamente 10 minutos;
3) Triture no liquidificador, aos poucos, e sem água;
4) Coloque as cascas trituradas numa assadeira de vidro e leve ao forno na temperatura mínima. Mexa sempre para evitar que o fundo e as laterais queimem. Uma dica é manter a porta do forno levemente entreaberta para controlar melhor a temperatura e evitar o supercozimento;
5) Quando as cascas estiver secas, retire do forno e deixe esfriar;
6) Bata novamente no liquidificador até virar uma farinha;
7) Passe numa peneira e guarde a farinha obtida num frasco de vidro com tampa;
8) Conserve na geladeira e consuma no máximo três colheres de café ao dia. A farinha de limão pode ser usada em sucos, vitaminas, chás, sopas, lanches, no arroz ou na salada.

VATAPÁ


600 g de camarão seco salgado inteir
2 litros de água (aproximadamente)
2 pacotes de pão de fôrma sem casca
700 ml de leite de coco
120 ml de azeite de oliva
120 ml de azeite de dendê
500 g de cebola ralada
1/2 kg de camarão médio fresco
1/2 kg de filé de pescada branca em cubos
1 kg de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
500 g de castanha de caju, torrada, sem sal e moída
500 g de amendoim torrado, sem pele e sem sal
1 litro de caldo de peixe (aproximadamente)
1 colher (chá) de molho Tabasco
sal

Modo de Preparo

1) Muito cuidado ao comprar camarão seco! Este é dos ingredientes mais difíceis de encontrar qualidade. Por isso escolha um fornecedor confiável.
2) Coloque o camarão de molho em água fria por 3 horas e depois escorra.
3) Muita gente não gosta da sensação de comer a casca do camarão seco. Se você é uma dessas pessoas, limpe o camarão seco, retirando as perninhas, cabeças e antenas, e depois triture todo o restante no processador (com casca e tudo). Caso você não se incomode com a casa, triture apenas metade da porção. Reserve.
4) Encha uma assadeira com a água. Mergulhe rapidamente uma fatia de pão na água, apenas o suficiente para molhá-la dos 2 lados. Retire a fatia, esprema com a mão e reserve. Repita esse procedimento até acabar o pão.
5) Divida o pão em 2 porções. Coloque a primeira no processador e pulse até obter um creme de pão bem liso. Repita o procedimento com a segunda metade. Junte as 2 porções de pão e acrescente o leite de coco.
6) Numa panela grande, aqueça o azeite de oliva e o de dendê. Junte a cebola e deixe dourar. Acrescente o camarão fresco e o peixe e deixe refogar até mudar de cor (quando perder a transparência, estará no ponto).
7) Adicione todos os outros ingredientes, com exceção do sal e do Tabasco.
8) Se ficar muito seco, junte mais caldo de peixe.
9) Mexa até obter uma consistência pastosa. Tempere com sal e Tabasco
Observação  o vatapá pode ser servido de 3 maneiras:
a) Como prato principal – nesse caso, acompanhado de arroz branco ou arroz de coco, caruru…
b) Como acompanhamento de pratos brasileiros: xinxim de galinha, moqueca.
c) Como recheio para acarajé.
De qualquer maneira, é muito saboroso e pode ser congelado por até 1 mês.
Essa versão do vatapá é das mais completas e gostosas que já encontrei.
Na Bahia, eles não usam bacalhau, camarão fresco nem peixe. Também fica bom, mas esta receita é bem mais saborosa.

Fonte