terça-feira, 20 de outubro de 2015

3 SOPAS FUNCIONAIS E EMAGRECEDORAS QUE VÃO IMPULSIONAR SUA DIETA

Já ouviu dizer que apostar nas sopas para emagrecer é um ótimo negócio para a dieta? Se as receitas forem funcionais, então, é ainda melhor. Isso porque aliar ingredientes que fazem bem à saúde aos que podem turbinar o emagrecimento é o ideal para uma reeducação alimentar. Abaixo, confira 3 receitas poderosas que você deve preparar para conseguir um corpo mais enxuto e saudável. 

Sopa de abóbora com gengibre

Benefícios nutricionais
A escolha dos alimentos que irão compor a sopa vão determinar seus benefícios para a saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso. Essa opção combina o carboidrato bom com baixas calorias da abóbora e o gengibre, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias e gorduras, segundo a nutricionista Talitta Maciel, do Congelados by Nutri.
Ingredientes
Meia cebola picada

A abóbora é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que evita picos de glicose no sangue.
1 colher de chá de gengibre picado
Meio kg de abóbora cabotia em pedaços
Meio litro de água
Alecrim seco
Azeite
Sal a gosto
                
Modo de preparo                                                                       
Cozinhe a abóbora no vapor. Quando ela já estiver amolecida, bata-a no liquidificador junto com água do cozimento até formar um creme. Volte a mistura para a panela e tempere com gengibre, sal e alecrim. Deixe ferver. Desligue o fogo, regue com azeite e decore com um ramo de alecrim fresco.

Sopa de grão de bico com legumes e frango

Benefícios nutricionais
O ponto forte dessa sopa é a boa quantidade de proteínas, que dão saciedade e ajudam quem quer ganhar músculos.
Ingredientes
1 unidade de peito de frango picado em pequenos pedaços
1 xícara de grão de bico pré-cozido
2 unidades de mandioquinha

Em quantidades moderadas, ela é boa para repor a energia depois da academia.
1 unidade de cenoura
1 unidade de chuchu
1 unidade de abobrinha italiana
Meia Cebola
1 unidade de alho
1 unidade de folha de louro
1 colher de sopa de azeite extra virgem
Sal a gosto
Modo de Preparo
Numa panela, coloque o azeite e o peito de frango em pedaços ou desfiado para dourar. Acrescente o alho e a cebola. Assim que o frango estiver dourado, adicione o grão de bico pré-cozido e a água usada em seu cozimento. Coloque o sal e o louro e deixe cozinhar. Quando a sopa estiver quase no ponto desejado, acrescente os legumes pré-cozidos. Deixe ferver, mas não deixe os legumes cozinharem muito, o ideal é que eles fiquem mais durinhos.

Sopa de feijão com macarrão integral

Benefícios nutricionais
Rica em ferro, essa opção é ótima para quem está ou tem baixos níveis do mineral. “Além disso, possui efeito diurético, diminuindo retenção de líquidos, muito comum durante a menstruação”, explica Talita Maciel.
Ingredientes
400 gramas de músculo em cubos
1 unidade de abobrinha italiana
1 unidade de cenoura

Além de funcional, essa versão cai muito bem nos dias mais frios.
1 unidade de chuchu
10 unidades de vagem
4 unidades de mandioquinha
150 g de macarrão integral
1 xícara de feijão cozido
2 unidade de tomate
1  colher de sopa de azeite
1 unidade de dente de alho
Meia unidade de cebola
Salsão
Água
Sal a gosto
Modo de preparo
Na panela de pressão, coloque o óleo e refogue o músculo com alho e cebola. Acrescente água e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Numa outra panela, cozinhe os legumes e o salsão tendo o cuidado de não deixá-los muito cozidos. Abra a panela de pressão, acrescente mais água e cozinhe o macarrão. Liquidifique os legumes junto com o feijão cozido e o tomate cru. Junte com o macarrão e com a carne. Acrescente o sal. Sirva sobre folhas de hortaliças cruas no prato com azeite.

Categoria:


ALIMENTOS QUE AJUDAM NO CONTROLE DO ESTRESSE





Já percebeu o quanto as pessoas andam estressadas ultimamente? Trabalho, estudos, metas, trânsito, família etc. Dar conta de tudo isso pode ser mais complicado do que a gente imagina. Por isso, temos algumas dicas de como a nutrição pode auxiliar no controle do estresse.

Os alimentos que você ingere podem realmente ajudar a aliviar a tensão causada pelo estresse. Alguns alimentos podem estabilizar a sua resposta emocional e/ou os níveis de açúcar no sangue, já que em condições de estresse estes tendem a aumentar.

1 - Vegetais verde-escuros: esses vegetais, como o espinafre, são ricos em ácido fólico, vitamina que participa da produção de dopamina, substância do cérebro que proporciona a sensação de prazer, ajudando a manter a calma. Estudos recentes vêm associando o consumo de vegetais a uma menor incidência de depressão.

2 - Aveia: é comum, em situações de estresse, sentir uma maior vontade de ingerir carboidratos. Mas, no lugar de consumir açúcares simples dos doces, o tipo de carboidrato presente na aveia pode trazer mais benefícios. Um carboidrato rico em fibras pode ajudar no controle da elevação da glicemia, impedindo os picos de glicose.

3 - Iogurte natural: as bactérias do seu intestino podem estar contribuindo para o seu estresse. Estudos mostraram que há comunicação direta entre o cérebro e o intestino, e, por isso, muitas vezes o estresse pode levar a problemas gastrointestinais. Também mostraram que pessoas que ingeriam os iogurtes ricos em probióticos tinham redução da atividade cerebral que controla as emoções, entre elas o estresse, quando comparadas às pessoas que não consumiam. Prefira as versões desnatadas e enriquecidas com probióticos.
4 - Alimentos fonte de ômega-3: em situações de estresse, hormônios como o cortisol e a adrenalina são liberados. O ômega-3 possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os efeitos negativos dos hormônios do estresse. Peixes, como atum e sardinha, são boas fontes de ômega-3. Além disso, podemos encontrá-lo nas sementes de chia e de linhaça.

5 - Óleo de abacate: por falar em cortisol, o óleo de abacate é fonte de uma substância chamada beta-sitosterol, que reduz os níveis desse hormônio relacionado à compulsão alimentar e ao maior acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, traz diversos outros benefícios ao organismo, como a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, tem ação antioxidante, além de auxiliar na melhora da imunidade.

6 Pistache: fazer movimentos repetitivos com as mãos pode fazer com que se reduza o estresse. Movimentos como descascar pistache, por exemplo. Além disso, são benéficos para a saúde do coração, ajudando a reduzir a pressão arterial e o ritmo cardíaco, além de serem antioxidantes.

7 - Chocolate amargo: pesquisas mostram que o chocolate amargo pode ajudar a reduzir hormônios do estresse, como o cortisol. Além disso, os seus antioxidantes podem ajudar a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Prefira os que tenham, pelo menos, 70% de cacau.

8 - Leite: o leite é uma boa fonte de vitamina D. Estudos mostram que há associação dos níveis reduzidos de vitamina D com um maior risco de pânico e depressão entre homens e mulheres. Pessoas com níveis adequados de vitamina D têm risco reduzido de transtorno do pânico. Outros alimentos fonte dessa vitamina são os derivados do leite (prefira as fontes mais magras), os ovos e os peixes.

9 - Alimentos fonte de magnésio: sementes de linhaça, de abóbora e de girassol são fontes de magnésio, mineral que pode ajudar a controlar as emoções.  Estudos mostram alívio de depressão, diminuição de fadiga e de irritabilidade com o consumo adequado desse mineral. Além disso, pode auxiliar as mulheres no período da tão temida tensão pré-menstrual (TPM), reduzindo cólicas e retenção de água.

10 - Castanha-de-caju: boa fonte de zinco, mineral essencial que pode ajudar a reduzir a ansiedade. Em um estudo, foi suplementado zinco em pessoas diagnosticadas com carência desse mineral, sintomas de irritabilidade e falta de capacidade de concentração. Ao longo de oito semanas, observou-se redução em 31% da ansiedade. Além do zinco, a castanha-de-caju é rica em proteínas e em ômega-3, sendo uma boa opção de lanche. Mas atenção: 30g por dia já é o suficiente.

11 - Alimentos ricos em triptofano: nozes, sementes, aveia, lentilha, tofu, banana, peixe, feijão e ovos são exemplos de fontes desse aminoácido que tem efeito calmante e ajuda a produzir o nível de serotonina, que está diretamente ligada ao controle da fome, do sentimento de felicidade e da sensação de bem-estar.
 
Fonte: Priscila Teles.

Pamonha de liquidificador


Muito boaaaaaaa, é coisa de outro mundo essa pamonha confira!

Pamonha de liquidificador

Modo de Preparo: 

Bata no liquidificador todos os ingredientes, depois junte 1 colher de sopa de fermento em pó e bata só para misturar.

Despeje a mistura em uma forma enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até dourar. Mais ou menos 40 minut   

Ingredientes:


  • 2 latas de milho verde (sem a água)

  • 1 garrafinha de leite de coco (200 ml)

  • 2 xícara de açúcar

  • 4 ovos

  • 1 pacote de queijo parmesão ralado (eu uso faixa azul)

  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
os.