terça-feira, 18 de agosto de 2015

COMO PREPARAR O CHÀ DE FOLHAS DE AMORAS

Beneficios do Chá de Amora
Se você que está lendo esse artigo é do sexo feminino, então esse é o chá certo para si. O chá de amora tem múltiplos benefícios que podem mudar a sua vida, sobretudo se for mulher. Para além de ser um ótimo aliado para emagrecer, esta infusão é ideal para os primeiros sintomas de menopausa. A amora é um fruto doce, pertencente ao grupo dos frutos vermelhos, sendo uma grande fonte de ferro, de vitamina C e de antioxidantes, ideais para o reforço do sistema imunitário e para se ver livre de células indesejadas. Mas não é só o fruto que tem boas propriedades. As folhas da amora são o elemento utilizado por fazer o chá e contém também todas estas propriedades: vitaminas, cálcio, ferro e antioxidantes.

Quais são os benefícios do Chá de Amora?

Primeiro que tudo, o chá de amora é mesmo um bom aliado para quem está de dieta e pretende emagrecer. Este chá contem fibras e leveduras que não permitem que a gordura se acumule no corpo, tendo uma função diurética. Além disso, a amora facilita a digestão e melhora a forma como o sistema digestivo trabalha.
Mas não é tudo…

Com estas fibras, a amora ajuda também quem tem prisão de ventre, pois regula o trânsito intestinal e mantém a flora em bom funcionamento. Este chá ajuda a combater a diabetes e melhora o funcionamento dos rins e dofígado, ao impedir que a gordura se acumule nestes órgãos. Ajuda também a reduzir a hipertensão e a combater a osteoporose. Para as mulheres em menopausa ou que estão com menstruação, este é o chá ideal, já que ele ajuda a reduzir os distúrbios hormonais e diminui a sensação de inchaço.
beneficios do cha de amora

Ferver 1 litro de água. Após, coloque 3 a 5 folhas de amora.  Deixar o chá voltar a temperatura ambiente. Tomar 3 xícaras durante o dia. Pode colocar o chá na geladeira. Não usá-lo no dia seguinte, fazer outro chá.




Como preparar o chá de folhas de amora


BENEFÍCIOS DA AMORA (fruta)

Amora - Morus spp


Benefícios da amora

Partes diferentes da amora possuem propriedades distintas. A folha age como alterativo, analgésico, antibacteriano, antipirético, anti-inflamatório, diaforético e expectorante. As bagas são um tônico para o sangue, laxativo, nutritivo e refrigerante. A fruta da amoreira, bem como as folhas e as cascas são anti-helmínticas e a casca é anti-inflamatória, catártica, diurética, expectorante e dilatadora bronquial. Os ramos agem como alterativo, antiespasmódico, anti-reumático e diurético.
A amora-branca (Morus alba) possui propriedades renais. Suas folhas são utilizadas na medicina alternativa para curar resfriados, gripes, febres, tosses e dores de garganta. Os frutos são usados para tratar anemias e constipação. Além de propriedades e uso ligeiramente diferentes, as partes da planta possuem propriedades energéticas diferentes também.
Os ramos da Morus nigra são usados popularmente contra a hipertensão, as folhas para diabetes, a raiz é contra a solitária e as frutas contra fraqueza, úlceras e vertigem. A folha da amora-preta também é utilizada para desinfeccionar pulmões e assim aliviar tosses e problemas respiratórios. Popularmente, é feito o gargarejo com o suco de amoras (tanto as amoras-pretas, quanto as amoras-brancas) para tratar dores de garganta.
As frutas da amoreira contem açúcar, ácido málico, pectina, vitaminas B-1, vitamina B-2, betacaroteno, tanino e ácido linoleico. Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar. Na culinária, os brotos jovens da árvore da amoreira são comestíveis ao serem cozidos. As frutas são usadas em tortas, pudins, vinhos e saladas de frutas. As amoras são geralmente consumidas ao natural e podem ser servidas também com creme de chantilly. São igualmente deliciosas quando utilizadas no preparo de tortas, sorvetes, compotas, geleias, doces cristalizados ou em massa, ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.

Contra indicações e efeitos colaterais da amora

As frutas verdes e o talo das folhas das amoras das variedades preta e branca são tóxicas e podem causar dores no estômago. O consumo excessivo de frutas pode causar diarreia. As folhas da amora não devem ser consumidas por pessoas com problemas pulmonares ou digestivos.
História e curiosidades
Na mitologia grega, a árvore de amora foi dedicada à deusa Minerva. A amoreira era considerada a mais sábia de todas as árvores, vez que esperava passar todo o período de frio para brotar suas folhas.