segunda-feira, 23 de março de 2015

Aprenda a fazer doce com casca de limão cravo, receita típica da roça


Sobremesa é feita no fogão a lenha.
Doce leva cinco dias para ficar pronto, mas quem prova diz que vale a pena.

Helen MartinsSilveiras, SP
A receita de doce de limão cravo vem do Vale do Paraíba, em São Paulo. É típica da roça e é feita no fogão a lenha. O limão também é conhecido como limão vermelho, limão cavalo ou capeta.
O sítio Pinhal que fica no município de Silveiras, em São Paulo, tem um pomar com frutas diversas, como maçã, ameixa e é do local que vem o limão, ingrediente principal da receita.

Para preparar o doce, primeiro é necessário lavar os limões e ralar um pouco a casca. Depois é preciso fazer uma espécie de cruz nas cascas e deixá-las de molho na água fria por 24 horas. Após este período deve-se retirar toda a polpa da fruta e lavar a casca duas ou três vezes ao dia e sempre trocar a água para tirar o amargo da fruta.

Após de cinco dias de molho, as cascas dos limões já podem ir para o fogão a lenha para as etapas finais do preparo do doce. É necessário cozinhar as cascas em água quente, mas sem deixar ferver.

O processo de cozimento deve ser feito três vezes para depois colocar o açúcar cristal. Para saber se casca está cozida, deve-se espetar um garfo na casca. Se entrar é porque está cozido.

Depois dispense a água e acrescente o açúcar. Para sete limões, acrescente uma xícara de açúcar cristal. Não deixe ferver muito para não perder o ponto do açúcar. Sirva o doce gelado.

Ingredientes
- 7 limões cravo
- 1 xícara de açúcar cristal
- Água