sábado, 12 de julho de 2014

Pai Nosso

Alberto Gambarini

Pai Nosso



Um dia Jesus estava orando, quando um de seus discípulos pediu que lhes ensinasse como rezar. E Jesus ensinou assim, como lemos em Lucas 11, 1-4 “Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação”.
O Pai-Nosso é a principal oração, talvez a única que agrega toda uma teologia em si mesma. É a oração perfeita, nascida do coração de Cristo. Nela o Mestre coloca em nossos lábios o ensinamento da Caridade: “Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido”.
Nestas palavras encontramos o verdadeiro espírito da caridade fraterna, cuja conclusão é muito clara: não seremos perdoados, se antes não tivermos tido a nobreza de perdoar os que erraram contra nós.
É preciso exercitar a prática do perdão ao próximo todos os dias. Um coração voltado para Deus reflete o bem para a nossa própria vida e na vida do outro. Lembremos sempre, somos imagem e semelhança de Deus que é amor. O amor de Deus e do próximo constituem um só amor, que se ilumina e se completa com o perdão.
Deus bendito, nós cremos em ti e tememos ofender-te.
Que a nossa vida, os nossos atos, sejam pautados pela correção.
Que sejamos impelidos a levar a mensagem de salvação a outras pessoas.
Amém!