terça-feira, 12 de março de 2013

Benefícios da Própolis







A própolis é uma substância produzida pelas abelhas para proteger a colmeia de vírus e bactérias. Por isso, ela atua como um antibiótico natural, capaz de combater uma série de doenças. Dentre os ingredientes que compõem a própolis, encontramos alguns minerais importantes, como: cálcio, ferro, magnésio, silício, bromo e zinco. Ela também contém bioflavonoides, que funcionam como antioxidantes. Essas substâncias são as grandes responsáveis pela ação antibiótica da própolis. Outra informação relevante é que a própolis facilita a absorção de vitamina A e vitaminas do complexo B.



Extrato de Própolis

Propriedades Medicinais da Própolis



Devido a essas substâncias benéficas, a própolis possui diversas propriedades terapêuticas. Além de funcionar como antibiótico, ela também atua como analgésico, broncodilatador e cicatrizante. Por tudo isso, a própolis pode ser utilizada para:

Gripes e resfriados;

Dores de garganta;

Rinite, sinusite, asma e bronquite;

Gengivite;

Estomatite;

Queimaduras;

Acnes;

Alergias.

A própolis ainda ajuda a reforçar o sistema imunológico, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Com todos esses benefícios, vale a pena utilizar essas substância natural regularmente.

Uso da Própolis



Por mais que a própolis seja um produto natural, não devemos exagerar nas quantidades. Além disso, é importante consultar um profissional para conhecer a quantidade indicada para o seu caso. Não consumo mais do que 60 gotas do extrato de própolis por dia, a não ser que essa seja uma indicação médica.

No mercado, é possível encontrar a própolis em diferentes formas, como: sprays, xaropes, comprimidos, pastilhas, balas, em gotas, dentre outras. Lembre-se de sempre procurar produtos de marcas conhecidas e evite os preparos caseiros. No caso do extrato, você pode consumir de 10 a 15 gotas diariamente, para garantir todos os benefícios da própolis sem prejudicar sua saúde.

































chás para doenças respiratórias






As doenças respiratórias são aquelas que de algum modo atingem o aparelho respiratório. Dentre elas, podemos mencionar a rinite, a bronquite, a asma e a gripe. Os principais sintomas das doenças respiratórias são: tosse, espirro, irritação na garganta, dificuldade para respirar, voz rouca, coriza, dor no peito e nariz entupido.

O chá de abacaxi e eucalipto é uma excelente opção para combater esses sintomas. O abacaxi tem função expectorante e antibiótica, enquanto o eucalipto atua como descongestionante. Veja como preparar esta receita simples, porém eficiente.



A casca de abacaxi possui substâncias bactericidas e expectorantes.

Você vai precisar de:



3 xícara (chá) de água filtrada

1 xícara (chá) de cascas de abacaxi

1 folha de eucalipto (pode ser fresca ou seca)

Modo de Preparo:



Primeiramente, lave bem a casca do abacaxi com uma escovinha macia. Ferva a água, desligue o fogo e depois adicione as cascas e afolha de eucalipto. Tampe a mistura e deixe em infusão por 10 minutos. Coe o chá e tome ainda morno.

Posologia



Tomar uma xícara do chá de abacaxi e eucalipto a cada 8 horas enquanto persistirem os sintomas respiratórios. Lembramos que é muito importante consultar um médico, pois essas doenças, mesmo que pareçam simples, podem evoluir para problemas mais sérios.

Dica



Normalmente, consumimos a polpa do abacaxi e jogamos as cascas fora. No entanto, é na casca da fruta que estão muitas das substâncias medicinais. Aproveite as cascas para fazer esta receita, sucos ou geleias. Assim você aproveitará melhor os benefícios do abacaxi.


Fonte:Emília Silva na categoria chás.











Xampu Anti queda caseiro




A queda de cabelo é um grande problema, tanto para homens quanto para mulheres. É normal perdermos alguns fios de cabelo ao longo do dia, mas quando a queda é excessiva, o ideal é procurar o auxílio de especialista. Essa perda pode estar relacionada a vários fatores, incluindo questões emocionais, má alimentação, alterações hormonais e predisposição genética.

Em alguns casos, a queda do cabelo é irreversível. Porém, existem situações em que o problema pode ser amenizado ou até mesmo curado efetivamente. Abaixo, ensinamos uma receita natural que auxilia no tratamento da perda de cabelo, pois estimula os folículos capilares.




Você vai precisar de:



250 ml de xampu neutro e sem perfume

30 gotas de óleo essencial de alecrim

10 gotas de óleo essencial de tomilho

10 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de Preparo:



Para preparar o xampu caseiro, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo. Um dica importante é utilizar o óleo essencial ao invés da essência das ervas. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Posologia



Aplique uma pequena quantidade do xampu no couro cabeludo e massageie bastante com a ponta dos dedos (pelo menos 2 minutos). Depois deixe a espuma agir por mais 3 minutos e enxágue. Para finalizar, utilize um condicionador de boa qualidade somente na ponta dos cabelos. O tratamento com o xampu anti-queda deve ser repetido 2 vezes por semana.





Loção para o cabelo crescer Condicionador para fios rebeldes Máscara de Abóbora para os Cabelos


Fonte: Produtos naturais