quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SINDROME de CARMINHA

Síndrome de Carminha





A expressão “Síndrome de Carminha” virou moda a partir do momento em que o assunto da vilã da novela das oito bradando “a culpa é da Rita”, passou a ocupar as páginas nas redes sociais, onde se tornou tema top.

O nome é novo, o comportamento é velho, a culpa de nossos erros e fracassos está sempre no outro a quem denominamos genericamente ELE/S. Quem já não ouviu a frase “Eles colocaram meu nome no SPC”. Ora, todos sabemos que ao fazer um crediário, aceitamos que podemos ter nosso nome negativado se deixarmos de efetuar os pagamentos.

O comportamento Carminha, é um mecanismo de defesa que criamos para nos isentar da culpa e nos proteger da responsabilidade por nossos erros e fracassos. Paradoxalmente, o mesmo mecanismo que nos defende é um dos nossos piores inimigos. Identificar e Avaliar nossos erros e estratégias de ação, é ser capaz de fazer uma leitura crítica do processo que empregamos para atingir nossas metas, conquistar nossos objetivos. Podemos até contratar um coach para nos apoiar na conquista de nossos objetivos, mas o fator determinante para lograrmos êxito é nos responsabilizarmos por nosso destino, pegar nossa vida à unha, não aceitar o lugar de vítima nem mesmo o de coadjuvante.

Três ingredientes são indispensáveis para a conquista de noventa por cento de nossos objetivos: o conhecimento do assunto, a organização e o equilíbrio emocional.

O conhecimento do assunto nós dá a informação do que é necessário para alcançarmos o estado desejado; através do conhecimento podemos comparar as competências que temos com aquelas que precisamos conseguir; a organização é necessária para identificar as ferramentas de que dispomos, definir prioridades e ordenar as ações; finalmente, o equilíbrio emocional que se apresenta sob a forma de calma, autoconfiança e foco, permite que caminhemos em busca de nosso objetivo com a segurança necessária.

Carminhas ou não, submeter-se a um processo de coaching colabora muito no atingimento de nossos objetivos. Nesse processo, o coach apoia o coachee a trilhar um percurso que basicamente tem três etapas: análise do estado atual, especificação do objetivo e elaboração do plano de ação. A execução do plano de ação é checada constantemente para verificar a evolução e aplicar-lhe ajustes, quando for o caso.