terça-feira, 11 de setembro de 2012

FIBRAS

Fibras – Doses Diárias de Saúde!


Elas matam a fome, previnem doenças e ainda acabam com as gordurinhas extras. Precisa de mais?
Quem não quer ter um intestino funcionando como relógio e, de quebra, aproveitar a oportunidade para se livrar da barriguinha indesejada? Trate de comer fibras, então! “Além de proporcionar a sensação de saciedade, elas ajudam a evitar colesterol alto, câncer de cólon, problemas cardiovasculares e até mau hálito”, garante a nutricionista Thaís Navarro Caldeira.

Tipos de Fibras:
•Solúveis
Encontradas em: nozes , frutas, leguminosas e farelo de aveia.
Benefícios: previnem doenças cardíacas, aumentam a saciedade e reduzem o colesterol ruim.
•Insolúveis
Encontradas em: alimentos mais firmes, como grãos, cereais, legumes e verduras.
Benefícios: fazem uma faxina no intestino, ajudando a evitar o surgimento de tumores.

A Dose Certa
Ingerir entre 25 e 35 gramas diárias é o ideal, já que o excesso de fibras pode provocar gases, cólica e diarreia. O estômago de quem abusa dos alimentos com fibras também acaba se dilatando, obrigando a pessoa a comer mais para se sentir satisfeita.

Adeus Pneuzinhos!
Difíceis de serem digeridas, as fibras mantém o estômago trabalhando por mais tempo, evitando os danosos ataques à geladeira. Basta uma pequena dose de cerais entre as refeições, portanto, para sossegar a fome.

Como o intestino também passa a funcionar melhor, o inchaço abdominal desaparece.

Capriche Nos Líquidos
As fibras solúveis precisam de muita água, leite e sucos para formar o gel que aumenta a sensação do estômago cheio e derruba o colesterol.
Sem contar que qualquer tipo de fibra (tanto solúvel quanto a insolúvel) dificultará a saída do bolo fecal, em vez de melhorar o trânsito intestinal. Se for ingerida a seco, concorda?

Enviado por: Gisele C.
Fonte: Ana Maria/Julho/2012