terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os benefícios do ALECRIM






O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta originária da região do Mar Mediterrâneo. O nome rosmarinus vem do latim, e quer dizer “rosa do mar”. Para os romanos, o alecrim representava o amor e a morte, e, por isso, usavam a planta como amuleto de sorte. A igreja católica também acreditava nos poderes da erva, utilizando-a como incenso em seus rituais.

Ainda hoje, muitos acreditam que o alecrim é capaz de afastar o “mau olhado”, colocando a planta na entrada de casa. Mas para além das crenças, o alecrim é bastante utilizado na culinária, principalmente no preparo de carnes e peixes. O sabor marcante da erva torna os pratos mais saborosos e aromáticos.

Propriedades Medicinais do Alecrim

Além disso, destacam-se as propriedades medicinais do alecrim. A medicina popular utiliza a planta há muito tempo, no tratamento de diversas enfermidades. Acredita-se que a erva fortifica o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, combate as doenças respiratórias, reduz os sintomas do reumatismo, dentre outros benefícios. Por isso, o consumo da erva é indicado em casos de:


Propriedades Medicinais e Benefícios do Alecrim
■reumatismo;
■depressão;
■cansaço;
■má circulação;
■gases intestinais;
■insônia;
■dores de cabeça;
■cólicas menstruais;
■feridas que precisam ser cicatrizadas.

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

Indicações

O chá de alecrim é indicado pela ANVISA para o tratamento de problemas digestivos, como a dispepsia. No caso das cólicas, o ideal é tomar o xarope de alecrim com camomila, para aliviar as dores durante o período menstrual. Quem está se sentindo cansado e indisposto, deve tomar o chá revigorante, preparado com a erva. Como foi dito, o alecrim também pode ser usado no tratamento da ansiedade e outros problemas relacionados com a depressão. Para aliviar as dores reumáticas, a recomendação é esfregar o óleo do alecrim nas regiões doloridas ou recorrer aos banhos feitos com a erva.