segunda-feira, 13 de agosto de 2012

GUACO e suas propriedades

Guaco e suas Propriedades


A ciência comprovou as propriedades medicinais dessa erva e atestou que ela desobstrui as vias respiratórias.

O guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados.

A planta apresenta princípios tóxicos, portanto, deve ser usada com cautela, evitando-se todo tipo de excesso. Para o uso em crianças, é recomendável sempre metade da dose indicada para os adultos.

O xarope de guaco alivia os sintomas de bronquite, tosse e asma; garante uma respiração tranquila. Apesar da eficácia da planta o médico deve ser consultado no caso de tosses recorrentes.

Xarope Contra Tosse.

Ingredientes:
•250 gramas de açúcar mascavo
•1 litro de água
•1 xícara de chá de folhas frescas de guaco

Modo de Preparo:
Derreta o açúcar e acrescente a água e as folhas de guaco. Ferva até formar uma calda. Adultos devem tomar 1 colher de sopa, três vezes ao dia. Para crianças, recomenda-se 1 colher de sobremesa, também três vezes ao dia.

Chá de Guaco.
Prepare o chá com folhas da planta e adoce com mel. Tomar antes de dormir para evitar a tosse noturna.

Enviado por: Alice Leão
Fonte: SOS Dona De Casa/Agosto/2012

Benefícios da Erva Doce






A erva doce (Foeniculum vulgare), também conhecida como funcho ou anis, é uma planta medicinal utilizada há milhares de anos. Dizem que os antigos egípcios acreditavam que a erva doce poderia afastar os sonhos ruins e, por isso, eles dormiam com um pouco da erva seca embaixo do travesseiro. Os gregos da antiguidade utilizavam o funcho como emagrecedor e os romanos acreditavam que o consumo da erva doce poderia melhorar a visão.

Mas será que os nosso antecedentes estavam certos? Hoje em dia, estudos científicos mostram que a erva doce possui de fato algumas importantes propriedades terapêuticas. Conheça mais sobre esses benefícios!


Saiba para que serve a erva doce.

Propriedades da Erva Doce

Nossas avós já recomendavam o chá de erva doce para problemas digestivos e cólicas intestinais. O que elas não sabiam é que essa erva possui algumas substâncias essenciais, que têm função calmante, digestiva, diurética e anti-inflamatória. Por essa razão, a erva doce pode ser utilizada:
•Para melhorar a digestão;
•Combater a acidez estomacal;
•Regular a pressão arterial;
•Aliviar os gases;
•Acabar com o mau hálito;
•Melhorar os sintomas da gripe;
•E contribuir para o emagrecimento.

No bulbo e nos talos do funcho, também encontramos os flavonóides – substâncias com poder antioxidante. Assim, o consumo da erva também ajuda a retardar o envelhecimento das células e prevenir alguns tipos de câncer.

Como Consumir

O chá de erva doce (clique no link para aprender o preparo do chá) é a forma mais comum de se consumir essa planta medicinal. No entanto, ela também pode ser utilizada no preparo de sopas, saladas, refogados e purês. O sabor e o aroma da erva doce fazem com que ela sirva como um excelente condimento tanto para alimentos doces quanto para os salgados.

Vale lembrar que o consumo da erva doce não é recomendado às mulheres grávidas, pois as substâncias ativas da planta podem levar ao aborto. Os bebês menores de 6 meses também não devem consumir o chá de funcho, nem qualquer outro alimento diferente do leite materno.