segunda-feira, 16 de julho de 2012

Xarope de limão




O limão é mesmo um santo remédio. Tanto na casca quanto no suco da fruta, encontramos substâncias essenciais, que ajudam na prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo. Entre essas substâncias, podemos mencionar os antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células. O limão também contém vitamina C e sais minerais, que fortalecem o sistema imunológico.

Devidos a essas substâncias, o limão atua como bactericida e anti-inflamatório, sendo eficiente no tratamento de doenças como: gripes, resfriados, asma, diarreia, amidalite, problemas digestivos, aftas e colesterol alto. Para tanto, a fruta deve ser consumida em forma de suco, chá, xarope ou pura.


Limão

A sugestão de hoje é o xarope de limão, indicado para tratamento de problemas respiratórios, como tosse, asma e bronquite.

Você vai precisar de:
•1 limão
•1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo:

Leve o limão ao forno, sem cortar ou descascar. Espere até que ele fique levemente tostado. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Esprema o suco do limão ainda morno, misture com a colher de mel e tome em seguida.

Posologia

Tomar 1 colher (sopa) de xarope 3 vezes ao dia: pela manhã, à tarde e antes de dormir. Em crises mais graves, ingerir um colher (chá) de hora em hora.

Cuidados

Assim como outros xaropes preparados com mel ou açúcar, essa receita deve ser evitada por quem sofre com o diabetes.