quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Siga 6 rastros do ALZHEIMER antes que ele se revele.


 Siga 6 rastros do Alzheimer antes que ele se revele

Especialistas conseguem mapear os principais fatores de risco para a demência

Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto
Publicado em 10/8/2011 por Ana Paula de Araujo
O Mal de Alzheimer é uma doença silenciosa, que se revela aos poucos. Mas um estudo, publicado por pesquisadores do San Francisco VA Medical Center, nos Estados Unidos, conseguiu mapear os seis principais fatores de risco para a demência: sedentarismo, uso de álcool, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão na meia idade e obesidade.

Em comum, todas essas condições oferecem algum risco à saúde cérebro-vascular. "Fumo, obesidade, hipertensão e diabetes contribuem para o aumento de lesões no cérebro que levam à perda de cognição", afirma o psiquiatra Cássio Bottino, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. As lesões, associadas às dificuldades de conexão entre os neurônios (efeito do aumento da proteína beta-amilóide), dão origem à maioria dos diagnósticos de Alzheimer atualmente. "A demência vascular, ou seja, os problemas que surgem devido ao mau funcionamento do coração já são elementos tão importantes quando o crescimento fora de controle da proteína na descoberta da doença", afirma o neurologista e geneticista David Schlesinger, do Hospital Albert Einstein. A seguir, especialistas discorrem sobre a relação entre esses fatores e dão dicas para você cuidar melhor da saúde e se proteger contra o Alzheimer.
  • Síndrome metabólica - Getty Images
  • Hipertensão - Getty Images
  • Tabagismo - Getty Images
  • Álcool - Getty Images
  • Sedentarismo - Getty Images
  • Depressão - Getty Images
1 de 6
Síndrome metabólica - Getty Images
Síndrome metabólica

A geriatra Yolanda Boechat, coordenadora do Centro de Referência em Atenção ao Idoso da UFF-RJ, explica que a síndrome metabólica eleva a incidência de doença vascular cerebral, além de aumentar o estresse oxidativo. A síndrome é a associação de doenças como obesidade, hipertensão arterial, hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), aumento dos níveis de triglicérides, diminuição dos níveis de colesterol "bom" HDL e aumento dos níveis de ácido úrico no sangue.

Em comum, todos esses males provocam um maior acúmulo de gordura no sangue, dificultando a circulação pelo corpo. Com isso, há um aumento de lesões microcardiopáticas, assim como a atrofia cerebral. O excesso de glicose no sangue, proveniente do diabetes, tem as mesmas consequências. Segundo a especialista, esses fatores, juntos, podem elevar a perda da memória em até 40%. 

Hidratante para os cabelos









Você já deve ter ouvido dizer que o abacate faz bem aos cabelos. A explicação para esse conhecimento popular está nos óleos naturais contidos na fruta. Esse óleos ajudam a hidratar os fios profundamente, tornando-os mais brilhantes e saudáveis. Quem tem cabelos secos ou quebradiços pode fazer do abacate um aliado, aplicando a fruta amassada sobre os fios e deixando agir por alguns minutos.

A receita que ensinamos a seguir é um pouco mais elaborada, mas nada difícil de preparar. Além de contar com o poder do abacate, a pasta leva geme de ovo, azeite de oliva e iogurte. Esses ingredientes também deixarão o seu cabelo mais forte, hidratado, brilhante e, consequentemente, bonito. O melhor de tudo é que são coisas que você possui em casa, reduzindo os gastos e tornando tudo mais prático. Veja como preparar e aplicar a máscara nos cabelos.

Você vai precisar de:


Abacate: um eficiente hidratante para os cabelos

1/2 abacate

2 colheres (chá) de azeite de oliva
1 gema de ovo
1/2 copo de iogurte natural

Modo de Preparo:

No copo do liquidificador, junte o abacate e a gema de ovo e deixe bater por alguns segundos. Mantenha o liquidificador ligado acrescente o iogurte e o azeite ao poucos, sempre batendo, até que a mistura fica cremosa e o uniforme.

Posologia

Antes de lavar os cabelos, aplique a pasta ao longo de todo o fio, massageando delicadamente. A dica aplicar mecha a mecha, fazendo movimentos de baixo para cima até que o cabelo absorva a mistura. Depois use uma touca térmica ou envolva o cabelo com papel alumínio. Deixe agir por cerca de um hora e lave os cabelos com o xampú e o condicionador de sua preferência. Para cabelos macios e brilhantes constantemente, o ideal é utilizar a pasta 1 vez a cada 15 dias.

Fonte:

AMULETOS...

Um amuleto não vai trazer nada de mais em sua virada de ano, mas, para muitos, é ele que vai fazer você acreditar que tudo vai dar certo no novo ano e acreditando, já é meio caminho andado para o sucesso, não importa o campo de trabalho escolhido.
O amuleto da sorte é simplesmente um objeto que vai trazer esperança na nova jornada por mais um ano.
Amuletos mais tradicionais:
Amuleto Olho grego – traz proteção contra tudo o que vem de negativo em sua vida, como a inveja que é tão comum e acaba fazendo que sua vida desande de um momento para outro.
Amuleto Mão de Fátima: Significa justiça e manda embora os fluidos negativos que alguém manda.
Amuleto Trevo Quatro Folhas: Carregue um e tenha sorte em jogos e nos negócios
Amuledo da Figa: É proteção contra olho gordo.
Amuleto Escapulário: O Escapulário é encontrado em Igrejas e carregando ele você tem proteção em muitos tipos de maldades.
Amuleto Elefante: Elefante simboliza a fortuna e sempre tem um sobre a mesa como decoração, mas simbolizando a sorte das pessoas do lugar.
Use um dos amuletos em que acredita na virada do ano e vai ver que em 2012 tudo será diferente e seus sonhos poderão ser realizados, só ter fé e acreditar nele!