sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMO SAIR DO SOBREPESO

Especialista dá dicas sobre como sair do sobrepeso
Publicado por Marcos Vinhal Camposem 24 de fevereiro, 2011No Brasil, pesquisa realizada no final de 2010 com 250 pessoas pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, constatou que 59,4% dos paulistanos estão com excesso de peso.

E antes que o excesso de peso vire obesidade, mais difícil de tratar e com consequências mais agravantes, existem medidas que podem ser tomadas para voltar ao peso normal e sem sofrimento, como reeducação alimentar, dieta balanceada, disciplina nos horários e acompanhamento médico.

Com isso, além de se livrar dos quilinhos extras, a pessoa estará mais saudável e resistente a doenças como hipertensão arterial, diabete melito, artrose, apneia do sono, doenças cardiovasculares, entre outras.

Para diminuir o sobrepeso, o Dr. Miguel Alonso recomenda a manutenção de hábitos saudáveis. “É essencial evitar o consumo de gordura saturada, doces, alimentos industrializados e fast food. Além disso, deve-se praticar atividades físicas aeróbicas devidamente orientadas pelo cardiologista.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe no mundo mais de 1 bilhão de adultos com sobrepeso, fato decorrente da ingesta hipercalórica associada ao sedentarismo, comumente encontrados na sociedade ocidental.

Um dos modos mais práticos de verificar se você está acima do peso é o parâmetro utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que mede o índice de massa corporal (IMC). Para calcular basta dividir o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Identifica-se o peso normal quando o resultado do cálculo está entre 18,5 e 24,9. A pessoa que está com índice entre 25 e 29,9 é considerada com sobrepeso e quando o IMC está acima de 30, obeso.


Fonte

Miguel Alonso – Médico endocrinologista da Unimed ABC.