domingo, 6 de fevereiro de 2011

Alimentação na terceira idade

1. Tenha uma alimentação variada rica em verduras, legumes e frutas. 2. Siga o guia alimentar para uma alimentação equilibrada: este guia baseia-se na ingestão de alimentos de diferentes grupos todos os dias. Grupo dos cereais: arroz (de preferência integral), ou trigo (macarrão) ou milho; Grupo das leguminosas: feijão, ou lentilha, ou grão de bico, ou soja; Grupo das carnes: dar preferência às carnes magras (bovina, aves, peixes etc..); Grupo das verduras e legumes (crus - alface, rúcula, escarola, tomate, cenoura, salsão etc.. e cozidas – brócolis, couve - flor, couve, vagem, etc..); Grupo das frutas ( banana, mamão, laranja, abacaxi, etc..); Grupo do leite e derivados: o leite deve ser tomado preferencialmente de manhã e à noite.


O ovo também é um alimento rico em nutrientes, você apenas deverá evitá-lo se estiver com o colesterol alto. 3. Se você tiver problemas de mastigação, procure ingerir alimentos de consistência mais macia, em pedaços pequenos, cozinhando-os um pouco mais para torná-los mais brandos. Os vegetais de folhas geralmente são mais difíceis de serem mastigados, entretanto são muito importantes para a saúde, podem ser cozidos no vapor ou refogados. Evite passá-los em peneira ou no liqüidificador. 4. As carnes são importantes, contém nutrientes essenciais para sua saúde, se for difícil de mastigá-la prefira aquelas já moídas, mas não deixe de consumi-las.

5. O leite e seus derivados (iogurte, ricota, queijos brancos, etc..) são ricos em cálcio, prefira aqueles com baixos teores de gordura, devem ser ingeridos todos os dias. 6. Procure tomar um pouco de sol pela manhã ou no final da tarde. 7. Lembre-se de tomar água durante todo o dia mesmo se não sentir sede, esta conduta é muito importante para manter o organismo bem hidratado. O recomendado é de 2 a 3 litros por dia, não deixe de tomá-la. 8. Evite alimentos gordurosos, frituras e doces. 9. Evite tomar mais que 3 cafezinhos ao dia. 10. Evite bebidas alcoólicas e o tabagismo. 11. Evite excessos de sal e condimentos. 12. Faça suas refeições em ambiente tranqüilo, apreciando o sabor de cada alimento. 13. Mantenha uma atividade física regular, moderada, pois desta forma você poderá estar ingerindo mais alimentos sem acumular gordura. Fonte: www.qualivida.intermedica.com.br

PREVENÇÃO da Osteoporose

Seria interessante que todas as mulheres em qualquer idade pensassem na prevenção da osteoporose. Na infância e na juventude é que se forma a massa óssea. Nesta idade é importante a ingestão de cálcio. A maior fonte de cálcio é o leite. É um absurdo num país como o Brasil, um dos maiores produtores de leite do mundo, que nossas meninas e adolescentes não tomem leite. Outro fator importante é o exercício físico e a exposição ao sol por 10 a 15 minutos antes das 10 h da manhã. Há hábitos que aumentam o risco à osteoporose como fumo, bebidas alcoólicas e café. Outro fator é o tratamento precoce da menopausa. Quanto mais cedo for instituído o tratamento menor a perda da massa óssea. Exames de densitometria óssea podem predizer o risco de fratura. O método mais difundido para o diagnóstico da osteoporose é a Densitometria Óssea. Existem outros exames que podem diagnosticar perda de massa óssea em relação ao adulto jovem. É importante a pesquisa de fatores de risco para a osteoporose: · Raça branca · Histórico familiar de osteoporose · Vida sedentária · Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D · Período da menopausa. · Fumo ou bebidas alcoólicas em excesso · Pessoa magra e/ou frágil · Fratura espontânea prévia

· Medicamentos, tais como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicorticóides e heparina. · Doenças de base, tais como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes melito, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose. Tratamento da Osteoporose Cálcio, Vitamina D, exercícios apropriados, exposição ao sol e, em alguns casos, medicações são importantes para manter a massa óssea e tratar a menopausa. Atualmente, nos Estados Unidos, a tratamento hormonal, o alendronato, risedronato e raloxifeno são aprovados pela US Food and Drug Administration (FDA) para a prevenção e tratamento da osteoporose pós-menopausa. Recentemente mais um medicamento foi aprovado: TERIPARATIDE - Forteo.

A calcitonina é aprovada somente para o tratamento, mas o mais importante é o acompanhamento médico. Na osteoporose instalada é importante que sejam adotadas medidas simples para se evitar quedas tais como retirar tapetes, disposição adequada de móveis, evitar o uso indiscriminado de tranqüilizantes. Hoje em dia está nascendo uma nova arquitetura para pessoas da terceira idade que evita a queda e o esforço em demasia respeitando as características desta população que, em breve, será a maioria. Outro fator importante na terapia da osteoporose é a introdução de exercícios adequados e a exposição ao sol como terapia adjuvante. Não se deve proibir o portador de osteoporose de andar, caminhar, tomar sol pelo medo da fratura, mas adequar sua vida e reduzir seus riscos.