quarta-feira, 25 de agosto de 2010

BICARBONATO DE SÓDIO e suas mil e uma utilidades

Assim que você descobrir a versatilidade do bicarbonato de sódio, irá se livrar de todos aqueles limpadores guardados debaixo da pia e nunca mais usará um limpa-forno novamente. Neste artigo, examinaremos as várias maneiras de usar o bicarbonato de sódio na cozinha. Começaremos pelas superfícies.
Borracha, plástico e madeira

Uma pasta de bicarbonato de sódio remove manchas em utensílios de plástico e borracha. Aplique a pasta com uma esponja comum ou dupla face.
Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.
Renove esponjas velhas, esponjas dupla face de náilon e esponjas de esfregar encharcando-as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara água.
Desodorize e remova manchas em tigelas e em utensílios de madeira com uma solução de bicarbonato de sódio.

Superfícies brilhantes

Pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com bicarbonato de sódio borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágüe-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.
Limpe o exterior de seu refrigerador e a maior parte de outras superfícies de sua cozinha usando o "Limpador de uso reral" (veja no box abaixo).
Tampos de gabinetes

Limpadores abrasivos podem riscar a fórmica. Em vez disso, use o limpador de uso geral (veja no box abaixo).
Remova manchas de tampos de gabinetes laminados com uma pasta de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta, deixe-a secar e depois remova-a esfregando. Em seguida, enxágüe a superfície.

Limpe um tampo de gabinete feito de azulejo e rejuntamento com uma mistura de 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amoníaco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água morna. Aplique a mistura com uma esponja. Assegure-se de proteger as mãos com luvas de borracha.

Limpador de uso geral
Este preparado caseiro pode substituir a maioria dos limpadores comerciais que você tem na sua prateleira.•1 colher sopa de bórax
•1 colher sopa de bicarbonato de sódio
•2 colheres (de sopa) de vinagre ou suco de limão
•1 colher (de sopa) de detergente lava-louças
•2 xícaras de água quente
Misture e guarde em uma bisnaga ou frasco pulverizador.

Cuidado: não deixe de usar luvas de borracha quando trabalhar com esta mistura.


Potes, panelas e utensílios de cozinha

Limpe graxa e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja.
Para soltar alimentos assados ou ressecados de panelas, ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo nas panelas. Quando o alimento se soltar, deixe a panela esfriar e limpe-a.
Utensílios de cozinha esmaltados não podem receber limpadores abrasivos. Aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e aguarde por uma hora. Depois disso, limpe com uma esponja dupla face