quinta-feira, 24 de junho de 2010

HOJE É DIA DE SÃO JOÃO-24/06- O Precursor

João Batista, foi quem iniciou pregações antes do Messias Prometido para preparar-lhe o caminho, de acordo com as profecias antigas, e conforme o próprio Jesus.
Primo de Jesus, nascendo seis meses antes, filho na velhice de Zacarias e Isabel. Tornou-se profeta na Judéia, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestres e vestindo-se de peles.
Pregava no deserto a eminente vinda do Messias prometido e incitava o povo ao arrependimento dos erros e à conversão para uma nova vida, que era iniciada por um ritual de mergulho nas águas do rio Jordão, que ficou conhecido como batismo pelas águas.
Foi com o batismo de João, e com o reconhecimento deste de que Jesus era o Messias Prometido, que o Mestre começou a sua vida pública de 3 anos até a sua crucificação.
João foi preso por Herodes Antipas, rei da Galiléia, a quem havia criticado por se casar de forma ilícita com a própria cunhada, Herodíades. O rei mandou decapitá-lo para agradar a enteada, filha de Herodíades, chamada Salomé.
Jesus, após a transfiguração, descendo do monte Tabor, fala sobre João Batista em Mateus, Cap. 17, versículos 10 a 13: "Os discípulos de Jesus lhe perguntaram: O que querem dizer os doutores da Lei, quando falam que Elias deve vir antes do Messias?". Jesus respondeu: "Elias vem para colocar tudo em ordem. Mas eu vos digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram. E o Filho do Homem será maltratado por eles do mesmo modo. Então os discípulos compreenderam que Jesus falava de João Batista".
Esta passagem, transcrita literalmente das escrituras sagradas, prova de um modo incontestável que João Batista era a reencarnação do profeta Elias, que tinha vivido 900 anos antes.

FESTAS JUNINAS

O mês de junho, para quem gosta de festas caipiras, é uma delícia. Precisa ter pique para fazer
parte em todas.
Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro! Alegria e diversão não podem faltar nas festas em homenagem a esses santos, cuja devoção os portugueses trouxeram para o nosso país.
Santo Antônio, o santo casamenteiro, é comemorado no dia 13 de junho. A moçada não lhe dá sossego. Para casar tem gente que pendura a imagem do santo de cabeça para baixo até que ele atenda ao pedido.
São joão, comemora-se no dia 24 de junho. Levantar um mastro, acender a fogueira e soltar fogos fazem parte da tradição dessa festa. Dizem que tudo começou com santa Isabel, prima de Nossa Senhora, que esperava um filho. Como naquele tempo as notícias demoravam muito para chegar, santa Isabel combinou com Maria que iria acender uma grande fogueira quando Joãozinho nascesse.
Também prometeu levantar um mastro bem alto, com um boneco pendurado na ponta, representando a chegada do menino. Foi por meio desses sinais que Nossa Senhora soube do nascimento de São João.
Hoje, tudo é mais fácil, damos a notícia por telefone, e-mail. Bem mais prático que acender uma fogueira.
São Pedro, comemora-se no dia 28 de junho. Muita gente comemora o dia de São Pedro junto de São Paulo-dia 30. Como sabem, São pedro, pescador, foi o apóstolo que recebeu de Jesus a missão de chefiar a Igreja. Ele foi o primeiro Papa de quem se tem notícia. Seu dia é festejado com danças, jogos e brincadeiras. Aqui, no sul(litoral) realizam-se procissões marítimas além da bênção dos anzóis. Anzol bento nesse dia é garantia de muito peixe.